Uma combinação de fatores climáticos fez com que o volume de chuva previsto para todo o mês de setembro em Caxias do Sul fosse superado em um intervalo de 72 horas. Entre sexta-feira (1º) e a tarde desta segunda-feira (4), choveu 178,8 milímetros na cidade, conforme medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) na região de Forqueta. A média de chuva para o mês em Caxias é de 163 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Somente em 24 horas, entre domingo (3) e a tarde de segunda (4), foram 96,4 milímetros de chuva. Volume significativo que fez com que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Ipê ficasse alagada, sem previsão para o retorno das atividades. Ao todo, cerca de 50 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil na cidade. Os números também ajudam a dar uma dimensão da quantidade de água da chuva na região.
Além de Caxias, o volume de água foi grande nos Campos de Cima da Serra, especialmente em Vacaria. Em 72 horas, choveu 260 milímetros na cidade, mais que o dobro da média prevista para o mês, que é de 178 milímetros. Os municípios mais afetados, como Nova Bassano e São Jorge, por exemplo, não possuem estações.
De acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, as nuvens carregadas dos últimos dias se devem a passagem de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão e a entrada de ar quente e úmido vindo do norte do Brasil. Outro fenômeno que se formará no oceano na noite desta segunda-feira é um ciclone extratropical, que pode provocar ventos de 60 km/h a 80 km/h durante a madrugada.
— O mês de setembro é considerado o quarto período mais chuvoso do ano para a região serrana do Rio Grande do Sul e isso se confirmou nos primeiros dias do mês. A regularidade desse período de chuvas se deve ao fenômeno El Niño, ou seja, é considerado normal para essa época do ano — avalia.
Entretanto, o ciclone e a frente fria se afastam do Rio Grande do Sul e darão espaço para uma massa de ar frio de origem polar e a nebulosidade diminui. Para esta terça (5), ainda haverá nebulosidade na Serra, mas sol começa a aparecer. Na quarta (6), o tempo seco ganha força e os termômetros chegam a marca 21ºC.
Serão dois dias de trégua antes do retorno da chuva, que vai marcar o feriado de 7 de Setembro. É que uma nova frente fria vai ingressar no Rio Grande do Sul e será associada a uma queda acentuada de pressão atmosférica, provocando novos temporais e ventos até domingo (10).
Entretanto, os volumes de chuva devem ser menores do que os observado no início desta semana.
— Mesmo com a expectativa de menos volumes acumulados para a próxima frente fria, a região deve ficar em alerta devido a toda a chuva de agora, já que há risco de deslizamentos — comenta a meteorologista.
Previsão para os próximos dias:
- Terça (5): nebulosidade durante a manhã, com retorno do sol. Mínima de 11°C e máxima de 19°C
- Quarta (6): Sol durante todo o dia. Mínima de 9°C e máxima de 21°C
- Quinta (7): Chuva retorna devido a uma nova frente fria. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
- Sexta (8): Período chuvoso persiste. Mínima de 12°C e máxima de 18°C
Fonte: Climatempo