Era por volta das 4h30min desta segunda-feira (4), quando a família DallAgnol foi acordada no bairro Nova Bassanense, em Nova Bassano. Por telefone, a vizinha alertava para a cheia do Rio Bassanense que começava a transbordar devido à chuva incessante das últimas horas.
Instalados há 12 anos em uma residência de dois pisos, a cerca de 15 metros da margem do rio, a família precisou se abrigar no segundo andar para que não fosse atingida pela água que subia de forma espantosa.
— Nunca vi coisa igual, desde que nos mudamos pra cá a água nunca tinha entrado em casa. Minha vizinha que está aqui há 50 anos nunca tinha visto coisa igual. Derrubou geladeira, quebrou a pia, coisa de nem acreditar. Em questão de meia hora, subiu uns dois metros de água — relatou o empresário Elias Dall'Agnol, 55 anos.
Elias mora com a esposa e o filho de 12 anos no bairro mais atingido pela tempestade. A limpeza foi realizada no início da tarde após uma trégua da chuva, mas a preocupação é de que o rio voltasse a subir com o retorno da chuvarada.
— No que baixou conseguimos organizar. Perdemos móveis, sofá e uma geladeira. Tenho um pavilhão em outro ponto da cidade onde guardo um estoque de PVC que também sofreu danos — contabilizou.
De acordo com a última atualização da Defesa Civil Regional, cerca de 40 residências tiveram danos em Nova Bassano devido ao alto volume das chuvas. Ao todo, até agora, 230 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes e amigos. O Salão Comunitário da Igreja São José também oferece abrigo.
As aulas da rede municipal e estadual foram suspensas nesta segunda e seguem canceladas na terça (5). Com isso, de acordo com a prefeitura, mais de mil alunos, estudantes de seis escolas, estão sem aula.
Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Ivaldo Dalla Costa se reuniu com o coordenador regional da Defesa Civil, Sandro Carlos Gonçalves da Silva e com o Corpo de Bombeiros de Veranópolis, que auxiliaram na remoção dos desalojados, principalmente moradores do bairro Nova Bassanense.
— Estamos redigindo o Decreto de Emergência que deve sair nas próximas horas, ele será encaminhado para homologação do Estado e, após, reconhecimento do governo federal para que a cidade tenha direito a recursos para reconstrução de casas e demais danos causados. Estamos também em alerta com a meteorologia que prevê novas tempestades ao longo da semana — disse o coordenador da Defesa Civil.
De acordo com a prefeitura, o decreto deve ser publicado na terça.
Como ajudar
É possível doar alimentos, colchões, roupas de cama e produtos de higiene e limpeza para as famílias afetadas pela chuva. As doações podem ser entregues diretamente na prefeitura de Nova Bassano, na Rua Silva Jardim, 505, até as 17h desta segunda-feira ou a partir de 7h30min de terça.