Os quilômetros 118 da RS-453, em Farroupilha, e 151 da RS-122, em Ipê, ganharam nesta terça-feira (1º) novas bases de serviços operacionais. As estruturas funcionam como apoio aos motoristas e foram construídas pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). Além das rodovias da Serra, outra base foi inaugurada na RS-122 em Bom Princípio, no Vale do Caí.
A inauguração dos espaços ocorre seis meses após a concessionária assumir as rodovias das duas regiões e são serviços obrigatórios previstos em contrato. As estruturas podem ser utilizadas por motoristas e passageiros como ponto de apoio, 24 horas por dia. Os espaços são adaptados para pessoas com deficiência e oferecem banheiros, fraldários, área de descanso, internet Wi-Fi, água e totem de autoatendimento para acesso a diferentes serviços e informações.
Nos locais também estão à disposição as frotas operacionais da CSG, como os guinchos leves e pesados e caminhões-pipa, além de ambulâncias nas bases de Flores da Cunha e Bom Princípio, e de veículos para inspeção de tráfego, em Farroupilha.
Em Farroupilha, no sentido a Bento Gonçalves, a estrutura ainda contempla o novo Centro de Controle de Operações da CSG, onde são realizados os monitoramentos, controles e gerenciamentos, simultâneos, de todas as vias dos 271,54 km de concessão.
— Nossas bases são para acolher diferentes necessidades, seja para usar os banheiros, solicitar apoio ou buscar informações — diz o diretor Executivo da CSG, Paulo Negreiros.
Ao todo, são cinco bases de serviço operacionais. Além dos três pontos que começam a funcionar nesta terça, a concessionária entregou em fevereiro dois postos, um Flores da Cunha (km 99 da ERS-122) e outro em Portão (km 13 da ERS-240).
A localização das bases leva em conta o tempo de deslocamento até a ocorrência, que tem metas contratuais a serem cumpridas a partir do pedido de socorro. No caso das ambulâncias, a chegada das equipes deve ocorrer em até 20 minutos em 90% dos casos e em até 30 minutos nos 10% restantes. Os guinchos leves devem chegar em até 60 minutos no local da ocorrência em 90% dos casos, com tolerância de 10 minutos para os 10% restantes. Para guinchos pesados, o tempo máximo é 1h30min em 90% dos casos e 1h40min para o restante das ocorrências.
O próximo passo é a construção dos seis pedágios, que devem entrar em operação até fevereiro de 2024, incluindo os já em operação que serão realocados. O primeiro ano de contrato também prevê obras de conservação e recuperação emergencial, que já estão em andamento.
Onde estão as bases de serviços operacionais da CSG
- BSO 01: Ipê - ERS-122 km 151 (novo)
- BSO 02: Flores da Cunha – ERS 122 km 99
- BSO 03: Farroupilha – ERS 453 km 118 (novo)
- BSO 04: Bom Principio – ERS 122 km 36 (novo)
- BSO 05: Portão - ERS 240 km 13.