Após passar por uma reestruturação física e tecnológica, o tradicional Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS) passa a sediar o Centro de Simulação da Vida, antes localizado no Bloco S. O novo centro, situado no terceiro andar, possui três salas de simulação avançada, três salas de debriefing, duas de ensino de habilidades e seis consultórios de simulação clínica. O investimento nesta área foi de R$ 8,1 milhões, valor financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A entrega oficial dos espaços ocorre nesta terça-feira (8).
A UCS aponta, contudo, que o novo Bloco H não se limita apenas ao curso de Medicina ou aos demais da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Com exceção do Centro de Simulação da Vida, os outros dois andares do prédio, incluindo todas as salas e tecnologias instaladas, poderão ser utilizados por todos os cursos.
Ao todo, a estrutura possui nove salas de aulas para 60 pessoas, dois laboratórios para uso de tecnologias, Centro de Simulação da Vida e auditório revitalizado, com capacidade para 175 pessoas. Além disso, o prédio conta com 100% de acessibilidade.
Prédio tem mural artístico e interativo de 300 metros quadrados
O novo Bloco H também atrai olhares para a parte externa. Uma das paredes laterais do prédio abriga um mural artístico e interativo assinado pelo artista visual caxiense Gustavo Gomes. Com 300 metros quadrados, o trabalho traz como diferencial a utilização de inteligência artificial combinada com recursos de realidade aumentada, que permitirá ao espectador interagir com a imagem através do Instagram. Um filtro exclusivo estará disponível no perfil da UCS (@ucs_oficial), e também poderá ser acessado por QR Code em um totem explicativo instalado próximo à obra.
A imagem mostra uma personagem com um óculos de realidade virtual, rodeada por símbolos ligados ao conhecimento, como o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, a estrutura do DNA, um microscópio, entre outros. Todos eles passam a dialogar com a personagem a partir da projeção em realidade aumentada.