Após o anúncio da implantação do modelo free flow, que utiliza pórticos de cobrança automática em vez de pedágios físicos, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) definiu o ponto de instalação das primeiras câmeras e sensores do sistema. A estrutura irá substituir o atual pedágio de Flores da Cunha e ficará no km 108 da RS-122, próximo à ponte sobre o Rio das Antas. O ponto definido, contudo, fica já na área de Antônio Prado.
A transferência do ponto de cobrança estava previsto desde o início das discussões para a implantação da nova concessão. Entre os motivos para decisão está a existência de desvio no ponto atual. No entanto, o endereço previsto inicialmente era o km 103, cerca de três quilômetros distante da localização atual e já no início da descida da Serra, ainda em Flores da Cunha. Como na época do leilão da concessão, no ano passado, não havia previsão de implantação do free flow por falta de regulamentação federal, a escolha do local precisava levar em conta a capacidade de alargamento da pista e instalação de cabines de cobrança. Essa estrutura não é necessária com a cobrança automática.
O contrato de concessão permite que a CSG altere o local demarcado sem pedir autorização do Estado, desde que a mudança se dê, no máximo, cinco quilômetros para cada lado do ponto original. O novo ponto determinado, portanto, fica no limite da tolerância. Por meio da assessoria de imprensa, a CSG informou que o local oferece melhor estrutura para o serviço e maior segurança a quem circula pela rodovia. Os critérios para definição da área levam em conta questões ambientais, sociais e técnicas.
As primeiras intervenções para implantação do pórtico ocorreram na semana passada. Nesta semana, as equipes atuam na roçada e na preparação das fundações da estrutura. A instalação do arco propriamente dito está prevista para a segunda quinzena de setembro. Já o início da cobrança é esperado para dezembro, quando as cabines atuais também serão desativadas.
A liberação das cancelas no atual endereço é uma demanda de moradores de cinco localidades do entorno, que passaram a pagar tarifa em 1º de fevereiro, quando iniciou a nova concessão. A prefeitura entrou na Justiça para tentar manter as gratuidades, mas as liminares foram negadas em duas instâncias. O processo segue tramitando.
Free flow
O pórtico em substituição ao pedágio de Flores da Cunha era um dos poucos que ainda exigia novas avaliações para a definição do local. As estruturas de cobrança na RS-122 em Ipê e Farroupilha não devem ter alterações em relação ao previsto anteriormente, assim como na RS-446, em Carlos Barbosa e na RS-240, em Capela de Santana.
Em São Sebastião do Caí, também na RS-122, a CSG trabalha com a instalação do pórtico no km 4, próximo ao bairro São Martim. A comunidade, no entanto, é contra a cobrança no ponto com a alegação de que a estrutura irá dividir parte da cidade. Questionado sobre o assunto na coletiva de anúncio do free flow, no último dia 17, o secretário de Parcerias do Estado, Pedro Capeluppi, disse que os primeiros dados de um estudo de fluxo realizado na região apontou impacto menor do que o esperado.
— A coleta de dados terminou em 9 de agosto e a concessionária está finalizando os relatórios, mas já adianto que nas análises preliminares o número de impactados pelo corte no bairro em relação ao centro é menor do que o imaginávamos — explicou.
Ao contrário das tradicionais praças de pedágio, o free flow não tem uma barreira física na rodovia que interrompe a circulação. Os pórticos equipados com câmeras e sensores identificam a passagem dos veículos por meio da leitura de tags veiculares ou da placa. O sistema gera a cobrança automaticamente, sem necessidade de parada ou redução de velocidade.
Uma vez que o motorista passar por um pórtico a cobrança é gerada e haverá um prazo de 15 dias para pagamento. Se o veículo não possui tag, a leitura se dará por meio da placa. Para pagar, será possível utilizar o site ou o aplicativo da concessionária informando a placa do veículo.
O sistema também estará disponível em totens nas bases de serviços operacionais (BSOs) recém-inauguradas e localizadas às margens das rodovias. Para o futuro, se prevê ainda convênio com estabelecimentos comerciais. O não pagamento acarreta em multa R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por evasão de pedágio.
Prefeitura de Antônio Prado busca esclarecimentos
Em nota enviada à reportagem, a prefeitura de Antônio Prado afirmou não ter recebido um comunicado ou contato oficial sobre a implantação do sistema free flow no território da cidade. "As únicas informações que chegaram até o executivo municipal foram por meio de matérias publicadas pela imprensa", diz a nota.
O órgão afirmou, ainda, ter enviado um oficio ao governo do Estado e a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) solicitando "esclarecimentos sobre o assunto para que possa avaliar os novos posicionamentos e medidas".
Localização dos pontos de cobrança
Atuais:
- Atualmente em Portão (RS-240), sentido Serra-Capital, está previsto para São Sebastião do Caí (km 4 da RS-122), em ambos os sentidos: R$ 11,90
- Flores da Cunha (no km 100 da RS-122), sentido Flores-Antônio Prado, mudará para o km 108, em ambos os sentidos: R$ 8,30
Novos pontos*:
- Ipê (km 150 da RS-122): R$ 6,89
- Farroupilha (km 45 da RS-122): R$ 8,50
- Carlos Barbosa (km 6 da RS-446): R$ 7,85
- Capela de Santana (km 30 da RS-240): R$ 7,19
* Valores serão atualizados com a inflação, com base de janeiro de 2020