Um espaço para ouvir, compartilhar experiências e fortalecer-se. No sábado (5), a edição de 2023 do Mamaço, ato de amamentação coletiva que busca conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e o direito das mães amamentarem os filhos em espaços públicos, foi realizada no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Além do ponto central da causa, a tarde também teve como tema o desafio de pais e mães de recém-nascidos que precisam retornar ao mercado de trabalho..
Em uma roda de conversas, mães, algumas com os companheiros, trocavam histórias e apoio. O espaço com microfone era um convite para relatar uma situação em que outra mulher pudesse identificar-se e sentir que não está sozinha.
— Queremos impactar cada vez mais pessoas para tornar isso (a amamentação) mais tranquilo e mais suave. Esse ano o tema é esse, a volta ao trabalho. É um momento delicado da volta dessa mãe ao mercado de trabalho e precisamos de muito apoio e compreensão da rede de apoio, do marido, da avó e da sociedade. É isso que vai fazer a diferença para tornar este momento mais leve, mais tranquilo — destaca a consultora em aleitamento materno Morgana de Melo, uma das organizadoras do Mamaço.
O ato faz parte da Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. Durante a tarde, as crianças puderam se divertir com atividades. Para as mães, além da roda de conversa que contou com profissionais, teve oficina de dança maternal. A programação também incluiu música com Luana Marasca e, no fim da tarde, o ato simbólico do Mamaço.
Co-organizadora, a empreendedora Cristiane Radaelli, que produz joias feitas com leite materno, lembra que o tema recebe cada vez mais atenção, visto que o ato neste ano teve sala cheia.
— É uma realização muito grande para nós — exclama.
Larissa Simon, doula e consultora em aleitamento materno, e Uine Monteiro, empreendedora, também organizaram o evento com a dupla.
Bem-estar para todas
Durante o evento, um espaço foi criado para que as mães registrassem uma foto amamentando. Cristiane lembra que é um momento importante, mas que muitas vezes não é guardado. As participantes ganharam também maquiagem para a foto, em ação das consultoras em beleza Rejane Prado e Luana Indicatti.
— O que notamos é que as mulheres, quando se tornam mães, acabam pegando esse papel e priorizam a criança, não conseguindo se cuidar tanto. Por isso da nossa proposta — explica Rejane.
Foi o caso de Ana Paula de Mattos, que estava acompanhada da filha Sofi de um ano e dois meses, e maquiou-se para o registro. Antes da ação, Ana Paula precisou arrumar o cabelo da bebê e, para não atrasar-se, foi sem maquiagem. A mãe aproveitou o ato para, justamente, ouvir experiências de mulheres que têm filhos mais velhos.
— Eu quero ouvir como elas estão conseguindo conciliar a amamentação a longo prazo, porque amamentar exige muito da gente. Então, temos que ir pegando das outras pessoas os conhecimentos delas, porque também quero amamentar até os dois anos. O cansaço, às vezes, faz com que a gente queira desistir. Essa troca que acontece aqui dá força para gente, incentiva — conta Ana Paula.
O Mamaço é apenas uma das ações previstas para o Agosto Dourado, que segue com exposições fotográficas em locais como Pátio Eberle e Shopping Prataviera. Mais informações serão disponibilizadas na página do Instagram @agostodouradocaxias.