O concurso online realizado pela prefeitura de Bento Gonçalves e promovido pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gram) elegeu nesta terça-feira (1º) a Madrinha da Amamentação 2023. No total, 28 mães participaram do evento, que teve como objetivo dar visibilidade à temática do aleitamento materno. Cada uma das participantes foi fotografada amamentando os filhos e a foto com mais curtida seria a escolhida.
A vencedora foi Mariane Aparecida Chaves, profissional de Educação Física, mãe de Clara Chaves Gobatto e esposa de Mateus Vinicius Gobatto. A foto dela teve 1,2 mil curtidas e a mamãe de primeira viagem conta que recebeu o convite de uma amiga para participar do concurso.
— Ela me explicou como funcionava e porque seria importante participar. Me falou sobre as fotos, como funcionariam as curtidas e resolvi participar porque achei muito importante. É a minha primeira filha, ela tem quatro meses. A amamentação traz muitos benefícios, tanto para mim quanto para o bebê — contou a mãe.
Mariane ressalta que ficou lisonjeada de ter vencido a campanha e feliz em estar representando tantas mães em um dos momentos mais importantes e, ao mesmo tempo, tão decisivo.
— É importante para mim também, saber que existem tantas dificuldades na amamentação. Não podemos romantizar que é tudo muito lindo, que é fácil, porque não é. Cada mãe tem suas dificuldades na hora de amamentar. Às vezes, a mãe está pronta, mas o bebê não. A gente tem que saber que precisamos de ajuda, temos que estender as mãos para quem precisa e não é vergonha pedir ajuda. Eu também tive dificuldade para amamentar — explicou.
Além de representar as mães, Mariane foi premiada com um book de fotos do Estúdio Pavan e com maquiagem, além da faixa de Madrinha da Amamentação 2023. No final do evento ocorreu ainda o Mamaço, em que todas as mães presentes realizam ao mesmo tempo a amamentação dos filhos, a fim de reforçar o direito em todos os ambientes.