Oficializada em 28 de abril, a transferência de gestão do aeroporto de Caxias do Estado para o município segue em andamento. O governo do Estado informou que 26 contratos de gestão já foram repassados ao município, para que não ocorra interrupção das atividades no aeroporto. O que ocorre, a partir de agora, é a formalização das parcerias entre município e os prestadores de serviço que ocupam os espaços.
Segundo o governo do Estado, do total, 11 contratos já tiveram o trâmite concluído. Seis contratos foram assinados pela prefeitura e estão no aguardo da publicação no Diário Oficial do Município. Oito contratos aguardam análise das empresas e uma empresa não retornou o contato.
— A publicação pelo município é um preciosismo nosso. A publicação pelo Estado já seria suficiente — explica o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring.
No mês passado, o município já começou a receber as receitas operacionais do aeroporto. O valor arrecadado até agora, no entanto, ainda não foi contabilizado. Desde a assinatura da transferência de gestão, a pista do aeroporto também já passou por renovação de pintura. A manutenção atendeu a uma solicitação de empresas aéreas que operam no terminal e vinham relatando o desgaste da sinalização. Não houve necessidade de reparos no sistema de sinalização noturna. Segundo a Secretaria de Trânsito, a última obra na pista do aeroporto ocorreu em 1999.
O objetivo do município ao assumir a administração é fazer manutenção e reparos constantes, não apenas na pista, mas também em outros pontos da estrutura. Já estão nos planos melhorias na área de embarque e desembarque e também no cercamento do complexo, para evitar a entrada de animais, por exemplo.