A primeira etapa da entrega de kits de alimentos para famílias indígenas em situação de insegurança alimentar no Rio Grande do Sul iniciou há cerca de 10 dias e deve ser encerrada em 4 de agosto. A iniciativa é desenvolvida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e vai entregar quatro kits de alimentos para cada família até o final do ano. Na Serra, indígenas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha serão beneficiados com a operação.
Cada um dos kits conta com açúcar mascavo, arroz tipo 1, farinha de milho média, farinha de trigo tipo 1, feijão tipo 1, leite em pó integral, macarrão com ovos e linguiça mista defumada, totalizando 21,2 kg de alimento. Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 8 mil famílias das etnias Charrua, Kaingang e Guarani foram cadastradas para receber os kits, que são fornecidos por agricultores familiares gaúchos.
É importante destacar que essa ação é uma operação emergencial dividida em quatro etapas, que totalizará aproximadamente 33 mil kits destinados para as famílias indígenas. Essa ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
No total, serão investidos R$ 5,5 milhões nesta ação operacionalizada pela Conab, com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das prefeituras dos municípios envolvidos e do Mesa Brasil Sesc. Além da Serra, serão atendidos indígenas que vivem em Porto Alegre e em outras 20 regiões gaúchas.