
A Associação de Moradores do bairro (Amob) Cruzeiro realiza neste domingo (9), em Caxias do Sul, uma festa julina para arrecadar recursos para a conclusão de mais uma etapa do prédio que já foi usado como módulo da Brigada Militar (BM). O evento será na praça do bairro, das 14h às 19h. As primeiras ações para transformar o local em um centro comunitário começaram em 2022 com a limpeza e cercamento do local.
— Já fizemos uma rifa e, com o dinheiro arrecadado, compramos as janelas e fechamos os fundos do prédio. Também já fizemos a pintura externa e interna. Agora estamos correndo atrás para colocar as portas e também terminar de colocar as janelas, além de concluir a parte elétrica e hidráulica do prédio. Precisamos ainda de cerca de R$ 9 mil — explica Fátima Valniglei da Silva Ramos, presidente da Amob do Cruzeiro.
A festa julina está sendo preparada pelos próprios moradores: no local serão comercializadas comidas típicas, como quentão, cachorro-quente e pipoca. Para a criançada haverá brinquedos infláveis e distribuição de brindes. Em caso de chuva o evento será transferido para a cancha do Club Recreio do Imigrante.

Após a revitalização, um dos principais objetivos da Amob é transformar o espaço em uma unidade de acolhimento e integração da comunidade, segundo Fátima:
— Pensamos em abrir uma biblioteca comunitária, oferecer reforço escolar com professores voluntários, aulas de dança, alocar um grupo de artesanatos e também abrir um curso de corte e costura industrial.