Concluída a longa e complexa obra de manutenção de um trecho da galeria de macrodrenagem na Avenida São Leopoldo, em Caxias do Sul, a prefeitura realiza agora levantamento técnico para a construção de um tanque de retenção pluvial, estrutura que deverá contribuir para a prevenção de alagamentos na região de Galópolis, que há décadas sofre com o transbordamento do Arroio Pinhal e fica a cerca de sete quilômetros do bairro São Leopolodo.
O chamado reservatório de detenção, também conhecido como "piscinão", ocupará parte do terreno que fica sobre o traçado da galeria, onde um prédio que abrigaria uma sorveteria precisou ser demolido para a realização das obras de reparo que ocorreram de março de 2022 até meados de maio de 2023.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, a utilização da área para o reservatório, que ainda está sendo projetado e se somará a outros existentes na cidade, ainda depende do acerto de indenização que está sendo negociada por meio da Secretaria de Planejamento. O terreno não poderá mais receber obras e a pasta propõe uma permuta ao proprietário. Uma outra parte do terreno, onde foi demolida uma sala que funcionava anexa a um posto de combustíveis, está sendo devolvida ao proprietário. A implantação do tanque ainda está em fase de estudo.
— Nosso corpo técnico ainda está fazendo estudo pra levantar valores, porque não é tão simples. O pessoal está fazendo projeto, o levantamento, pra ver que tamanho teria o tanque. Ainda está em fase bem inicial — afirmou o secretário.
Uma outra alternativa que havia sido levantada para a área que foi recomposta é a de implantação de um binário na Avenida São Leopoldo. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, responsável por este tipo de iniciativa, não há projeto vigente referente a esta obra.
O que foi executado
Um rompimento identificado por técnicos da Secretaria de Obras foi o que motivou as obras de manutenção no trecho da galeria de macrodrenagem que integra o sistema de escoamento de água na cidade. A identificação do dano ocorreu em uma inspeção realizada devido à chuva intensa da madrugada do dia 24 de março do ano passado.
Os trabalhos tiveram início no no dia 1º de abril de 2022 e exigiram a demolição do imóvel que estava em fase de acabamento e abrigaria a Pipa Sorveteria, a qual nem chegou a ser inaugurada. A sala ficava na Avenida São Leopoldo, próximo ao cruzamento com a Rua Sarmento Leite, no bairro São Leopoldo. Um espaço onde funcionava uma loja do posto de combustíveis, que fica ao lado, também precisou ser derrubado. Além disso, duas famílias que moravam nas proximidades precisaram ser removidas por risco de deslizamentos.
Para acessar a tubulação foi necessária a remoção de 13 metros de aterro, sendo realizadas mil viagens de caminhão, com aproximadamente 15 metros cúbicos de terra a cada carga. O material ficou depositado em uma área do bairro Panazzolo até ser devolvido ao terreno de origem.
A estrutura da galeria que estava comprometida foi removida e reconstruída com a instalação de 24 aduelas de concreto, que são peças retangulares de encaixe utilizadas em tubulações subterrâneas.
Um estudo identificou pelo menos 12 outros pontos que passarão por manutenção preventiva, com equipes especializadas em trabalho subterrâneo. A ação também não tem data definida para ocorrer.
Tanques
O projeto do reservatório de água da chuva no bairro São Leopolodo não será o primeiro realizado na cidade. Em estágio mais avançado encontram-se hoje os projetos para construção de três novos tanques de retenção da água da chuva. As estruturas serão instaladas na Vila Brazil, no De Lazzer e nas dependências da Universidade de Caxias do Sul (UCS), impactando mais de 50 mil pessoas, com investimento superior a R$ 12 milhões.
Os três tanques são previstos em um pacote, que também inclui duas redes de drenagem — na Rua Eugênio Nicoletti e na Rua dos Lírios — e uma destinação de verba a estudos de elaboração do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais. Os recursos serão provenientes de um financiamento de R$ 25 milhões que o município está contratando junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul (BRDE). Ainda não há previsão para início das obras.