Pela terceira vez, equipes da RGE e da fiscalização da prefeitura se mobilizam para a remoção de fios quebrados ou fora de uso que ainda ocupam a rede de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira (1°), o trabalho ocorre na Rua Tronca, a partir do cruzamento com a Rua Alfredo Chaves, no bairro Exposição. A área de estacionamento, do lado direito da via, está isolada desde o início da manhã para os trabalhos que pretendem contemplar o trecho até o cruzamento com a Rua Visconde de Taunay, no bairro Rio Branco.
A primeira ação do tipo foi realizada no dia 25 de abril, dando início a um acordo firmado entre a prefeitura e as operadoras, a pedido do Ministério Público. O cronograma, que também teve remoção no dia 18 de maio, prevê que a cada 15 dias as empresas e a fiscalização municipal se reúnam para verificar e retirar os cabos fora de uso.
Esta ainda é a primeira fase do projeto piloto que contempla 163 quadras do quadrilátero formado pelas ruas Ernesto Alves, Tronca, Feijó Júnior e Angelina Michelon. A ideia é que, em um segundo momento, a varredura se estenda para fora da área central da cidade, algo que ainda não tem previsão para começar.
Enquanto isso, casos mais urgentes são atendidos pontualmente, conforme chegam às equipes, como explica o gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto:
— A gente recebe denúncia por vários canais, como Câmara de Vereadores e Alô Caxias, e repassamos para as empresas verificarem, especialmente fios caídos no meio da via. Não temos como cumprir a escala do Centro e ainda fazer cronograma pra bairros da forma que estamos atendendo neste momento. Provavelmente essa nova etapa fique para o início do ano que vem.
O serviço Alô Caxais, por meio do qual a manutenção de fios pode ser solicitada, funciona pelo telefone 156, das 7h30min às 17h30min. A ouvidoria da prefeitura também conta com formulário que pode ser preenchido online.