Um incêndio registrado no fim da tarde de domingo (18) destruiu a moradia da aposentada Estelina Rosa de Brito, 66 anos, no bairro Bom Pastor, em Caxias do Sul. Ela vivia na casa com o filho Cleo Adavilson da Silva, 41, que, segundos os familiares, tem deficiência intelectual. Agora, a família está aceitando doações para que a mulher e o filho possam se reestruturar.
Segundo uma das noras de Estelina, Elisangela Fortunatti, o incêndio teria começado após a aposentada colocar um pedaço de madeira no fogão a lenha. Depois disso, a mulher teria ido recolher pinhões atrás da moradia, quando percebeu as chamas. O filho estava no quarto, mas conseguiu escapar ileso.
A nora da aposentada acrescenta que havia nove cães no endereço. Oito deles morreram em decorrência do incêndio:
— Uma (cachorrinha) tinha ganhado filhotinhos e acho que, por instinto materno, não saiu de perto deles. Outro já estava mais velhinho e não conseguiu sair. Só um se salvou porque pulou a janela. Está o maior sentimento pela perda dos bichinhos — diz Elisangela.
A mulher e o filho perderam tudo e estão abrigados na casa de familiares. Agora, conforme a familiar, a prioridade é conseguir uma nova casa, contudo, são aceitas doações da comunidade de móveis, roupas e alimentos. A entrega deve ser combinada posteriormente, pois os familiares ainda estão organizando um local para guardar as doações.
— Queimou tudo, ela recém tinha feito um rancho, estava com a geladeira cheia, até a comida dos cachorros se foi. Ela ficou só com o celular e R$ 50 no bolso — acrescenta a nora da aposentada.
Informações sobre como colaborar com a aposentada e o filho dela podem ser solicitadas pelos contatos (54) 98448-3117, com Elisangela, ou (54) 99212-7099, com Jaqueline.