Seguindo a tradição, as ruas centrais de Flores da Cunha amanheceram decoradas pelos tapetes de serragem nesta quinta-feira (8), quando a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi. Os 58 painéis confeccionados por 41 grupos da cidade, ainda na noite de quarta-feira (7), contornam a Praça da Bandeira, em frente à Igreja Matriz.
Neste ano, além de celebrar o tema da Campanha da Fraternidade, "Fraternidade e Fome", e o lema do Ano Pastoral, "Recomeçar com Maria em Comunidade", as obras destacam a 15ª Festa Nacional da Vindima, a Fenavindima, que vai celebrar o centenário de emancipação da cidade, em 2024, e o campanário, torre em basalto de aproximadamente 50 metros de altura, com mais de 70 anos, que reabre para visitação depois de ser revitalizada. Acompanhada por centenas de fiéis, às 9h30min, a missa campal seguida por procissão abriu a programação, que segue até domingo (11) no município.
Conforme levantamento da Brigada Militar, mais de 8 mil pessoas participaram da missa, seguida pela procissão. Entre elas estava a empresária Giovana Bentin, que acompanhou a celebração com a nora, Itajanara Macedo, 29, e das netas, Vitória de Ávila, oito, e Heloísa de Ávila Bentin, um ano.
— Elas vieram ver esse trabalho artístico feito em conjunto e para que tenham também esse envolvimento. O dia está lindo e a comunidade se reunir desta forma é maravilhoso — disse a moradora, que planejava ainda um piquenique em família para aproveitar o feriado.
Mais cedo, quando a movimentação de pessoas ainda não tomava o centro da cidade, Nilse Zorzo, 44, aproveitou a ida ao trabalho para fazer alguns registros com a câmera do celular, para compartilhar em grupos de amigos. A atendente de mercado acompanha e admira o rito dos tapetes desde criança e, mesmo tendo de trabalhar neste feriado, pôde contemplar a arte que enfeitava o trajeto.
— Eu costumo vir para a procissão, mas hoje não vai dar, então, dei uma passadinha agora. Acho que é uma data muito importante. Para a nossa cidade, é um evento, e estão se superando a cada dia — comentou a moradora.
A mobilização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em torno das obras que enfeitam as ruas no dia de Corpus Christi, em um ato de religiosidade, se junta a outros atrativos promovidos pelo Turismo municipal para incrementar a programação oferecida a milhares de pessoas que participam da festa. A cidade estima que, neste ano, seja alcançado o público do ano passado, que, somente no dia de Corpus Christi, foi de 16 mil pessoas.
— Essas atrações complementam o melhor que a nossa cidade pode oferecer, nossas vinícolas e gastronomia. Fica nosso convite para que todos venham a Flores da Cunha no Corpus Christi — convida o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni.
Além das celebrações religiosas, que incluem o tríduo ao Frei Salvador, estão previstas na programação apresentações artísticas e a própria visitação ao campanário, que é realizada de forma permanente, sempre de quinta a domingo.
Programação de Corpus Christi em Flores da Cunha
- 8 de junho | quinta-feira
9h30min – Celebração Eucarística em frente à Igreja Matriz
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Duo Som Brasil)
19h30min – Primeiro dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: vocação) - 9 de junho | sexta-feira
19h30min – Segundo dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: graça) - 10 de junho | sábado
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Glayber Souza)
19h30min – Terceiro dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: missão) - 11 de junho | domingo
8h30min – Acolhida, café da manhã aos romeiros no Salão Paroquial e Exposição do Santíssimo no Eremitério Frei Salvador
9h, 11h e 13h – Terço no Eremitério Frei Salvador
12h – Almoço partilhado no Salão Paroquial
12h45min – Romaria ao Frei Salvador (início da caminhada até o Eremitério Frei Salvador)
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Maicon & Pontel)