O 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado teve a abertura oficial no final da tarde desta quarta-feira (7), com a entrega de duas medalhas Maurício Sirotsky Sobrinho. A honraria existe desde a 15ª edição do evento e imortaliza a figura do fundador do Grupo RBS, que foi o patrono da primeira edição do festival. Com a distinção, o Grupo RBS homenageia empresas e profissionais que tenham destaque no mercado publicitário. Nesta edição, a Agência Escala e o publicitário e advogado João Firme de Oliveira foram agraciados com a medalha.
A Agência Escala tem cinco décadas de atuação no mercado, com dezenas de clientes. Entre eles, Lojas Colombo, Stihl, Banrisul e o próprio Grupo RBS. Já Oliveira é considerado o grande mentor do festival que ocorre na Serra. Em 1975, o publicitário realizou a primeira edição Festival Mundial de Publicidade de Gramado.
A abertura também marcou a entrega do Galo de Gramado. O troféu, que sempre foi conhecido como um prêmio publicitário, retornou nesta edição como uma homenagem da organização a profissionais da comunicação. Os homenageados são Bianca Andrade, CEO da Boca Rosa Company; Felipe Simi, CEO da Soko; Sinapro; Promo TV Globo; Kamila Camilo, diretora de operações na W20; e a Agência Integer/Outpromo, pela campanha "Menina Ajuda Menina".
Programação continua em Gramado
O festival segue até sexta-feira (9), no Recreio Gramadense, localizado no centro do município. A partir de quinta (8), a programação continua com uma das novidades da edição: as oficinas. As atividades contemplam assuntos como Web 3.0 e a estrutura de projetos de conteúdo para marcas.
Nas palestras, o público confere nomes como a jornalista Chris Pelajo e a influenciadora Bianca Andrade, homenageada pelo Galo de Gramado, que se presentam na quinta e também na sexta. Confira abaixo a programação completa:
Quinta (8)
8h - Oficinas sobre estrutura de projetos de conteúdo para marcas, Web 3.0 e conceitos básicos da acessibilidade para publicidade.
11h - Mostra Promo: A Propaganda do Conteúdo.
Trilha Multiverso da Comunicação
12h - Desmistificando a Web 3.0 Com Antonia Souza.
14h - Só vi que era publi no final. Com Bárbara Coura e Marina Lanherr.
15h - Marcas e games. Com Roberto Fabrício, Nyvi Estephan e Matheus Ferreira.
16h - O futuro da publicidade. Com Manzar Feres e Chris Pelajo.
Trilha Educação e Sociedade
17h40 - Female Gaze. Com Bianca Venturotti e Marcela Mc Gowan.
Trilha Design e Inovação
10h - Metodologia e métricas: a comunicação além da criatividade. Com Bernardo Cupertino, Eduardo Schuler e Leonardo Moura.
17h - Publicidade e geração de resíduos. Ana Cortat.
18h20 - Brand Experience: cocriação entre marcas e creators.
Sexta (9)
08h - Oficina de storytelling de trailer.
10h - Mostra O Design brasileiro celebrado a excelência da produção nacional.
17h45 - Cerimônia de encerramento.
Trilha Design e Inovação
11h - Inovação além das buzzwords: como construir projetos digitais realmente inovadores. Com Cairê Moreira.
14h45 - Ecossistema Flow. Com André Gaigher.
Trilha Educação e Sociedade
11h40 - Uma sobe e puxa a outra. Com Chris Pelajo, Andressa Martins, Natasha de Caiado e Helô Santana.
14h - A evolução da tecnologia como desafio e oportunidade para creators. Com Gabi Lopes, André Gaigher e Alex Monteiro.
15h30 - A nova era do marketing de influência. Com Alisson Fernandez e Júlio Beltrão.
16h40 - Influência responsável: a informação como agente de transformação. Com Bianca Andrade e convidados.
SERVIÇO
Quando: 7, 8 e 9 de junho
Horário: 8h às 19h
Onde: Recreio Gramadense, em Gramado
Quanto: entre R$ 490 e R$ 1,8 mil
Onde comprar: www.festivalgramado.com.br