Os 133 anos de Caxias do Sul são celebrados com um ato que torna-se tradição no município: a entrega de um bolo gigante para a população. Na metade da tarde desta terça-feira (20), milhares de caxienses passaram pela Praça Dante Alighieri para comemorar o aniversário do município, em ato simbólico que teve a distribuição da torta de 21 metros e 280 quilos, que proporcionou cerca de quatro mil pedaços.
Na tarde fria e ensolarada, os caxienses amontoavam-se próximo da estrutura montada pela prefeitura, para discurso do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e a entrega do doce, montado para formar a idade da cidade. Antes da distribuição do bolo, com recheio de doce de leite, as autoridades e convidados cantaram o parabéns, com o apoio do músico Ander Oliveira - que depois fez um show para o público.
O ato também conta com discurso do prefeito Adiló Didomenico (PSDB). O chefe do executivo destaca a forte base econômica de Caxias, a partir da indústria, comércio, serviços e agricultura, e também o poder de acolhimento do município. Como afirma Adiló, apenas em 2022, a cidade recebeu pessoas de 32 nacionalidades e de todas as regiões do país:
— Nós queremos e fazemos força que esse encanto e essa forma fraterna de Caxias nunca se perca, porque acho que essa é uma grande marca e cada um que chega aqui encontra oportunidade. Todos se sentem muito bem acolhidos, seguros e encontram aqui oportunidade. Queremos cada vez mais que Caxias seja essa cidade.
Quem estava de passagem na Praça Dante após afazeres no Centro, parando para celebrar o aniversário da cidade, é Nilva Vargas, 47 anos. Ela nasceu em Vacaria e mudou-se para Caxias há 45 anos. Hoje, mora com a filha e o marido no município, que virou a casa dela.
— Fui muito bem acolhida — diz Nilva.
A praça, que trazia caxienses animados, seja crianças, adultos ou idosos, também conta com quem tinha outros motivos para celebrar. Beatriz Dolotti, 62, comemora que o Monte Carmelo, loteamento em que mora há 19 anos, está em processo de regularização e encaminha-se para um desfecho. Por isso, foi "de propósito" ao ato do aniversário caxiense.
— Vai ser regularizado. Amém! — celebra Beatriz.
O ato ainda conta com a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), representantes do secretariado municipal, a deputada federal Denise Pessôa (PT), representantes da Câmara de Vereadores, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da União das Associações de Bairros (UAB).