Ideia que surgiu em 2007 para comemorar os 117 anos de Caxias do Sul, a distribuição do bolo de aniversário na Praça Dante Alighieri já virou tradição. Nesta terça-feira (20), quando a cidade completa 133 anos, não será diferente. Um bolo de cerca de 280 quilos e 20 metros, produzido com ingredientes doados por empresas, mercados e entidades, e montado por professores e alunos do Senac, de forma voluntária, será compartilhado com a comunidade.
Feito de massa de baunilha, o bolo terá doce de leite com chocolate e chantilly. A cobertura também será com chantilly branco, com detalhe na cor roxa, fazendo referência à uva, símbolo de Caxias. Confeitos serão usados para decorar. Para confeccionar um bolo tão grande foram utilizados 180 quilos de mistura pronta, 40 quilos de doce de leite, 50 quilos de chantilly, 600 ovos, 50 quilos de margarina e 10 quilos de confeitos.
— Foi um desafio fazer a lista de compras para uma quantidade tão grande de bolo — conta Michel Bortolotto, professor dos cursos de confeitaria e panificação do Senac.
A produção começou ainda no sábado passado, quando foram feitas as massas e os bolos foram assados. Essa etapa durou cerca de seis horas. Nesta segunda-feira, véspera da festa, os bolos foram montados. A cobertura será feita no início da tarde desta terça, horas antes da distribuição, marcada para as 15h. A finalização será na praça. Bortolotto, responsável pela confecção do bolo, estima um total de 20 horas de trabalho.
— São feitas placas de bolo de 30 por 45 centímetros. Depois, montamos para formar o número 133 — conta.
Quatro alunos trabalharam na produção da torta de aniversário. Na praça, serão oito auxiliando na cobertura e decoração. Eles também irão ajudar na distribuição com voluntárias dos Clubes de Mães de Caxias. O bolo deve render 3 mil pedaços.
— É uma grande oportunidade participar dessa data tão importante para Caxias — orgulha-se Claudio Tessis, 19 anos, aluno do curso de confeitaria do Senac.