Por meio do programa estadual “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, o município de Caxias do Sul recebeu R$ 274,4 mil para a contratação de uma empresa para fazer a castração e microchipagem de 1,2 mil cadelas e gatas no município. A empresa contratada foi a Animali Centro Médico Veterinário, que tinha contrato com o Executivo municipal até 20 de março deste ano.
O novo contrato tem vigência de um ano e inclui os procedimentos em animais de até 25kg. O transporte dos bichos ficará sob responsabilidade do tutor. A prefeitura deve priorizar as demandas já protocoladas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com foco nas famílias em vulnerabilidade social.
Além do contrato com a Animali Centro Médico Veterinário, viabilizado por meio do governo do Estado, serviços oferecidos pela prefeitura de Caxias, como o Castramóvel, estão em fase final de elaboração de projeto. Entre eles também está o convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para criação de um plantão veterinário, para viabilizar mais castrações. A informação é do coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma, Paulo Bastiani. A expectativa da pasta é que os atendimentos comecem em julho.
O convênio entre a Prefeitura e a UCS vai garantir 8 mil castrações por ano. De acordo com o secretário João Uez, somando as castrações da Universidade e as da empresa Animali, o número deve chegar a 700 procedimentos por mês. Esse número representaria o dobro do que vinha sendo feito em 2022, segundo o secretário.