Foi sancionada nesta segunda-feira (10) a lei que permite que a prefeitura de Caxias do Sul celebre convênio com a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) para atendimento de animais. A intenção é que os profissionais e estudantes da universidade possam, por exemplo, realizar castrações de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda ou que não possuem tutores.
O secretário do Meio Ambiente, João Uez, explicou que, a partir da sanção da lei, se inicia um período de análise técnica e também de escuta das ONGs, entidades ligadas às questões animais e comunidade para saber mais precisamente o que incluir no documento que firma a parceria.
— A expectativa é de assinar o convênio em 40 dias. Esperamos fazer outro ato, desta vez no Hospital Veterinário da UCS, contando com o início da validade e das ações — disse Uez.
A ideia é que o convênio englobe atendimentos clínicos e laboratoriais de gatos e cachorros, assim como possa receber animais silvestres igualmente.
A ampliação do número de castrações é outro ponto que poderá ser alcançado pelo acordo com a UCS, conforme a prefeitura. O objetivo é atingir o número de 600 castrações por mês, o que resultaria em mais de 7 mil procedimentos anuais.
A lei sancionada nesta segunda-feira foi aprovada pelos vereadores caxienses, por unanimidade, no dia 16 de março.