O número de motoristas abordados sob efeito de álcool em Caxias do Sul aumentou 29% no comparativo de março com abril deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em março, o efetivo realizou 20 atividades, diurnas e noturnas, em parceria com agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal, com 72 abordagens de motoristas sob efeito de álcool. Em abril, o número de operações caiu quase pela metade, foram 11, mas 93 motoristas foram flagrados. Proporcionalmente, o aumento foi de mais de 130%.
De acordo com a Fiscalização de Trânsito, em operação recente, no domingo (30), a Fiscalização de Trânsito flagrou o condutor de um Prisma com claros sinais de embriaguez. Ao descer do veículo, ele sequer conseguiu permanecer em pé, sendo auxiliado pelos servidores.
Ainda conforme balanço das operações realizadas em abril, divulgado pela Secretaria de Trânsito, foram realizados 155 testes do etilômetro. Dos 467 veículos abordados, 190 foram autuados e 23 removidos ao depósito credenciado do Detran/RS.
Os agentes relatam que situações de desrespeito aos agentes e ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo tentativas de fuga, têm sido recorrentes nas operações que são realizadas em parceria da Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar e Guarda Municipal.