Neste domingo (21), Caxias do Sul recebe a primeira etapa do evento Drag Day de Arrancada, na Perimetral Norte. A competição automobilística está marcada para iniciar às 8h e tem expectativa de animar o público que prestigiar a alta velocidade exigida pelas modalidades de provas. Serão cerca de cem pilotos de carros e motos de diversas cidades do Rio Grande do Sul competindo entre si até as 18h.
Sediado no trecho da Avenida Rubem Bento Alves, entre as ruas Atílio Andreazza e Conselheiro Dantas, o Drag Day contará com um espaço de 200 metros de arrancada e 400 metros de frenagem. Prezando pela segurança dos pilotos e dos espectadores, somente veículos que passarem por vistoria e pilotos cadastrados na Federação Gaúcha de Automobilismo poderão participar.
Segundo Diogo Schmitz, presidente da Associação Caxiense de Esporte Automotor, promotora do evento, a pista vai contar com barricadas de contenção para evitar possíveis acidentes. Duas ambulâncias e seguranças particulares farão parte do esquema interno e a Brigada Militar (BM), Guarda Municipal (GM) e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM) cuidarão do entorno do local.
O evento tem apoio da prefeitura de Caxias e da Federação Gaúcha de Automobilismo e contará com nove modalidades de provas. Durante a manhã ocorrerão os treinos livres na pista e, à tarde, ocorrem as provas.
Apesar da realização, moradores do bairro Interlagos realizaram um abaixo-assinado reivindicando o local escolhido para a realização do evento. Segundo eles, a região sofre há mais de quatro anos com a perturbação de sossego. Contudo, há poucos meses esses registros haviam diminuído as ocorrências e a comunidade teme que o evento abra brechas para novos casos.
Em contato com a SMTTM, a reportagem foi informada de que o evento atende todas as exigências necessárias para realização. Segundo o assessor da secretaria, Rodrigo Terribile Rossi, existe previsão do Código de Trânsito Brasileiro para a realização de eventos como esse, motivo pelo qual ele foi mantido, apesar das objeções da comunidade.
— É importante salientar que ele (o evento) ocorrerá em um domingo, portanto haverá menor impacto no trânsito e no comércio. A solicitação dos moradores foi indeferida pois não há residências bem próximas. Entendemos que possa haver ruído dos motores dos carros, mas é um evento excepcional e previsto dentro da lei — disse Rossi.
O público poderá curtir o Drag Day alocado em arquibancadas nas laterais e no início do trajeto, além do box de veículos. Os ingressos estão sendo comercializados a partir de R$ 50 + taxa, na plataforma Sympla.
— As expectativas estão enormes. Será o primeiro de muitos eventos que a Associação Caxiense de Esporte Automotor pretende organizar na cidade. Sempre com a intenção de conseguir a nossa área para fazer uma pista de arrancada e quem sabe, futuramente, um autódromo em Caxias do Sul — disse o presidente da entidade, Diogo Schmitz.