A construção de açudes em Caxias do Sul como uma alternativa de enfrentamento à estiagem começou a ser tirada do papel. A primeira localidade a receber uma das 12 estruturas é o Cerro da Glória, no distrito de Vila Cristina. Os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e da Emater/RS - Ascar vistoriam a obra na última semana.
Os demais microaçudes serão construídos nos próximos meses. Os agricultores que vão receber as obras foram selecionados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. São três na localidade de Barros Pimentel, em Vila Cristina, três no Assentamento Altos da Serra, em Galópolis, e dois em Fazenda dos Ilhéus, em Criúva. Já em Rincão das Flores e São Jorge da Mulada, em Criúva, e Linha Feijó, em Forqueta, vão ser implantados um microaçude em cada localidade.
A finalidade é a construção de estruturas de reservação de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas para buscar estabilidade na produção diante dos recorrentes quadros de estiagem que ocorrem no Rio Grande do Sul. O convênio com o governo do Estado foi assinado em outubro de 2022.
Os recursos foram liberados no início de 2023. Por isso, o município realizou a contratação de uma empresa para a execução das obras. Os técnicos da Emater elaboraram os projetos de construção. O projeto integra o programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural do governo do Estado Eixo Estratégico Irriga + RS – Açudes.