O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) divulgou nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial do município, os nomes dos interessados aos 10 cargos do Conselho Tutelar de Caxias do Sul. Cinquenta e duas pessoas se inscreveram no edital, sendo que, neste primeiro momento, 13 tiveram a candidatura indeferida - ou seja, podem não ter cumprido um dos pré-requisitos para participar do processo do pleito.
— Está melhor do que esperado. Na última eleição, tivemos 41 inscritos. Nessa, 52. Quase 30% a mais de inscrições. Nós estamos bem satisfeitos — afirma a presidente do Comdica, Ana Maria Franchi Pincolini.
Para a inscrição, os candidatos precisavam apresentar documentação, inclusive comprovando experiência na área da infância e juventude. A falta de algum documento ou não atender um dos pré-requisitos estabelecidos, como a comprovação nesta área, pode gerar o indeferimento da candidatura.
A partir de agora, corre o prazo de dois dias para que os interessados abram defesa para tentar reverter o indeferimento. Ou seja, eles têm até sexta-feira (5) para apresentação de recurso na sede do Comdica, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A defesa pode ser entregue das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min.
No mesmo local e no mesmo horário, os interessados também podem retirar o parecer da Comissão Especial Eleitoral que explica o motivo do indeferimento.
Confira aqui a lista dos candidatos. Entre eles, estão nove dos 10 conselheiros em atividade no município.
Processo continua
Os candidatos que aparecem na lista ainda não estão garantidos para as eleições de 1º de outubro. Antes, eles ainda passam por uma prova escrita, em 16 de julho, e uma avaliação psicológica, que são eliminatórias. Vão ser eleitos 10 conselheiros e suplentes para mandato de quatro anos, que se inicia em janeiro de 2024.