Desde a última segunda-feira(8), a Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul passou a atender a população na área central da cidade em uma nova unidade móvel na Praça Dante Alighieri. A base comunitária fica na esquina da Rua Sinimbu com a Rua Dr. Montaury.
De acordo com o Comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, a base móvel comunitária serve como ponto de referência para os cidadãos que circulam pela região diariamente. A unidade conta com estrutura para atendimento e registro de ocorrências policiais e lavratura de Termos Circunstanciados (TC). Além disso, os policiais também ficam à disposição para informações ao público.
O objetivo é reforçar a presença da BM nas ruas e, em breve, reativar o policiamento comunitário no município, que deixou de ser operado no formato original devido ao fim de convênios e ao baixo efetivo ao longo dos anos. De acordo com Vargas, reuniões com a comunidade já estão na agenda da BM.
— Nesta semana já vamos nos reunir com a comunidade do Desvio Rizzo e Forqueta, depois Galópolis e Vila Cristina e, mais tarde, Ana Rech.
Na nova base, é possível registrar ocorrências de assaltos e furtos. Em alguns casos, também é possível registrar boletim de ocorrência de violência doméstica, no entanto, apenas nos casos em que a vítima não quer medidas protetivas de urgência ou não esteja ferida. Nesse último caso, é possível procurar ajuda na base da praça, e, a partir da comunicação, o soldado avisa uma viatura e transporta a vítima até a delegacia ou a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
De acordo com o soldado João Pires, a maior demanda nestes primeiros dias tem sido de busca por informações. Ele explica que muitas pessoas procuram a unidade para buscar orientação sobre casos em que tenham vergonha de ir até a delegacia.
— Casos de golpes digitais, como golpe dos nudes, são ocorrências que as pessoas têm vergonha de comunicar na delegacia, então vêm até aqui falar. Só no primeiro dia atendemos cerca de 10 pessoas com informações e fizemos três registros — explica o soldado.
Além de ampliar a visibilidade da BM na área central, a base móvel comunitária também pode atuar de maneira dinâmica em qualquer ponto da cidade. Com capacidade para transportar até 12 PMs, o veículo pode atender a eventos onde haja grande concentração de público e prestar apoio às demais guarnições de policiamento ostensivo, em especial nas escolas e em área comerciais.
De acordo com o comandante, as metas da BM visam a redução dos indicadores criminais por meio do aumento das chamadas "boas prisões", em que pessoas com mandados de prisão em aberto ou que poderiam cometer outros delitos sejam retiradas das ruas evitando o tempo de patrulhamento passivo e intensificando as ações táticas, de visibilidade e de inteligência.
O serviço funciona de forma similar às unidades nos parques Cinquentenário e dos Macaquinhos. Além disso, a população também pode solicitar os serviços da policia pelo telefone 190, que funciona 24 horas.