Com contratos que vencem nesta semana, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) corre contra o tempo para viabilizar novas parcerias para a operação de lombadas eletrônicas no Estado. As licitações para contratar a fiscalização em 32 pontos de 16 rodovias, além de 15 câmeras, tiveram as propostas conhecidas e o vencedor declarado no fim de março. O resultado, no entanto, ainda não foi homologado, porque precisam ser respeitadas etapas de recurso. Apesar disso, o órgão estadual garante que os aparelhos não serão desligados entre o fim da parceria atual e o início da próxima.
A homologação dos resultados dos três certames realizados nos dias 28 e 29 de março é tarefa da Central de Licitações do Estado. Para essa etapa ser cumprida, é preciso aguardar o fim do prazo de recursos. Somente depois disso é que o departamento pode encaminhar a assinatura de contrato para a implantação das novas lombadas. Em outras ocasiões, os controladores de velocidade ficaram desligados durante o período de finalização dos trâmites. De acordo com o Daer, contudo, dessa vez o funcionamento dos aparelhos será mantido obedecendo um cronograma estabelecido para a substituição.
Dos 32 pontos do Estado com fiscalização eletrônica contemplada nos contratos, sete ficam na Serra. Outros dois trechos ficam na RS-452, em Feliz e Vale Real, no Vale do Caí e próximos a Caxias do Sul. Também fazem parte da lista os controladores de velocidade na região de Mata Paludosa, na Rota do Sol, em Itati, por onde moradores da região trafegam com frequência por ser o caminho ao Litoral (veja abaixo).
Uma das três licitações realizadas é destinada à aquisição de controladores para a RS-453, em Farroupilha, RS-240, no Vale do Caí e Vale do Sinos, e para a RS-287, na região de Montenegro. As três rodovias têm trechos concedidos desde o fim do ano passado à concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). O contrato de concessão prevê que a empresa seja responsável pelo mapeamento de pontos de risco e instalação de controladores, mas o prazo para a medida termina somente em 2025. A empresa disse que não foi notificada para substituir o contrato que termina nesta semana.
Nas três licitações, a empresa vencedora foi a Eliseu Kopp e Cia Ltda, que receberá, no total cerca de R$ 3,04 milhões para instalar e operar o sistema por um ano. O contrato ainda poderá ser renovado anualmente pelo período de até cinco anos.
Lombadas e câmeras na região
Nova Petrópolis
- Km 4 da RS-235: uma lombada eletrônica em cada sentido
- Km 8 da RS-235: uma lombada eletrônica em cada sentido. Também terá uma câmera de monitoramento
Gramado
- Km 36 da RS-235: duas lombadas eletrônicas em cada sentido. Também terá uma câmera em cada sentido
- Km 38 da RS-235: duas lombadas eletrônicas em cada sentido
Caxias do Sul
- Km 142 da RS-453: uma lombada eletrônica em cada sentido. Também terá uma câmera de monitoramento
Farroupilha
- Km 119 da RS-453: duas lombadas eletrônicas em cada sentido
- Km 120/121 da RS-453: duas lombadas eletrônicas em cada sentido. Também terá uma câmera de monitoramento
Itati
- Km 29/30 da RS-486: uma lombada eletrônica em cada sentido na região de Mata Paludosa. Também terá uma câmera de monitoramento
Feliz
- Km 5 da RS-452: uma lombada eletrônica em cada sentido
Vale Real
- Km 14 da RS-452: uma lombada eletrônica em cada sentido