No Dia Mundial da Criatividade, celebrado nesta sexta-feira (21) em diversos países, com foco em inovação, sustentabilidade, aprendizado e inclusão, somos desafiados a pensar fora da caixa. Em Caxias do Sul, com o tema "A Era dos Criadores de Impacto" e uma programação gratuita, mais de 70 atividades serão oferecidas à comunidade, das 9h às 19h, no campus da UCS.
E se todos podem ser criativos, alguns estímulos podem dar uma ajudinha nesse processo. Uma escola de idiomas do município encontrou uma forma criativa para ensinar inglês. Inspirados na série americana "CSI: Investigação Criminal", que retrata um dedicado grupo de investigadores forenses empenhados em solucionar crimes, os professores elaboraram situações fictícias para estimular a prática do idioma.
A proposta da dinâmica é desvendar um mistério. Os participantes investigam pistas implantadas propositalmente no cenário e entrevistam suspeitos. Tudo em inglês. Para a participante Victoria Dutra, a forma diferente de abordar o idioma facilitou o aprendizado.
—Achei a ideia muito criativa e muito inteligente também, porque a gente fica preso numa forma tradicional de aprender, e aqui a gente pode se divertir também, é uma aprendizagem divertida —relata.
Para o professor, Eduardo Kern, o método ajuda a familiarizar os estudantes com o idioma, estimulando a pronúncia naturalmente, sem medo de errar.
— A proposta dessa atividade é colocar o inglês como uma ferramenta, e não como o centro da interação, porque a partir do momento que a pessoa consegue se ver como investigador, e precisa descobrir alguma coisa, ela não se preocupa mais tanto com falar inglês perfeitamente — explica.
Para a também participante Isadora Dutra, a dinâmica ajuda a reconhecer que a língua faz parte da rotina dos brasileiros, podendo ser percebida facilmente no dia a dia.
— Foi melhor do que estar numa sala de aula com o quadro branco e aprendendo a gramática. Eu acho que tu acabas tirando um pouco da pressão de ter que falar que nem o americano, porque a gente não precisa. Se tu pedir uma água assim com o teu sotaque mesmo já está fantástico — brinca.
Inspirações compartilhadas
A criatividade também transforma pessoas e lugares. O Centro Cultural Moinho da Cascata, atual sede do Grupo Ueba Produtos Notáveis, é um exemplo. O local já foi um moinho — o primeiro lugar de Caxias do Sul a gerar energia elétrica. O prédio ficou abandonado por décadas, até que a inspiração encontrou um grupo de jovens dispostos a mudar a realidade do espaço. Hoje, é um centro de cultura: gera arte e respira criatividade.
É em meio às paredes históricas que o grupo compartilha inspirações e projeta novos espetáculos. O teatro é um importante recurso para estimular a criatividade infantil. Por meio dele, o lúdico abre caminho para imaginação das crianças. É nessa linha criativa que um novo espetáculo, que pretende ensinar sobre sustentabilidade, está sendo criado para o público infantil. Para a produtora cultural Aline Zilli, a cultura é um importante caminho para desenvolver a criatividade, justamente porque lida com expressões humanas.
— Lidar com a criança em formação é influenciar um momento onde ela está se abrindo para o mundo inteiro, para experiências diferentes. E elas são muito criativas, inventivas nas brincadeiras. E quando a gente traz isso para o teatro, a gente vê a química acontecendo, o mundo se abrindo diante delas.
Para o ativista criativo, Joe Guidini, a Serra é rica em pensamentos e ideias que permitem que a região evolua. Para ele, a força da cultura e da indústria, com ideias e visões de mundo diferentes, contribuem para a evolução de projetos maiores na região.
— A gente está numa região que é sinônimo de inovação, por isso a importância de juntar esses universos. Perceber que antes da inovação existe a criatividade de cultura, existe a construção artística, existe o pensamento das cadeias produtivas das indústrias. A gente tem que estar sempre se munindo de novas experiências para promover o que esperamos para conseguir fazer um mundo perfeito — diz Guidini.
SAIBA MAIS
:: O Dia Mundial da Criatividade entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017.
:: A 6ª edição promoverá 1,5 mil atividades gratuitas (presenciais e on-line) em todo o Brasil, com uma expectativa de público de 100 mil pessoas. Ao todo, 100 cidades brasileiras participam da mobilização e outras 30 ao redor do mundo.
:: As atividades em Caxias do Sul, no campus da UCS, são voltadas a públicos de diversas idades. Para participar é preciso se inscrever neste link