A primeira edição do Tortelaço — Festival do Tortéi comercializou cerca de 2,1 mil porções da iguaria italiana entre a sexta-feira (17) e sábado (18), em Bento Gonçalves, e reuniu aproximadamente 5 mil pessoas. O evento foi criado com o objetivo de incentivar o turismo de experiências promovido no município.
No festival, o público pôde experimentar diferentes tipos de molhos preparados para acompanhar o tortéi, incluindo um molho doce. Para incentivar a produção local e servir como acompanhante da iguaria, o Tortelaço comercializou ainda cerca de 3 mil doses de vinhos fabricados na Serra.
De acordo com a organização, a primeira edição foi atrelada à sustentabilidade e as porções, vendidas entre R$ 20 e R$ 50, foram servidas em utensílios feitos com farelo de trigo, que se decompõem em 45 dias, sem agredir o meio ambiente. Para entreter os apreciadores do evento, artistas locais se apresentaram ao vivo no palco do "Fenavinho Cultural".
Com a intenção de fazer do Tortelaço mais um evento típico de Bento Gonçalves, o evento já tem uma segunda edição marcada para ocorrer nos dias 12 e 13 de maio, também na Via del Vino. A expectativa, conforme a organização, é de que a participação de moradores e visitantes do município aumente em 50% o número de público presente no festival. Os organizadores destacam ainda que novos estabelecimentos gastronômicos e negócios familiares podem entrar na próxima edição visando maior abrangência do evento.
O tortéi é uma das comidas típicas trazidas com os colonizadores italianos para a Serra e tem como ingrediente principal a abóbora, que é usada como recheio. A iguaria é acompanhada de molhos que podem ser feitos com carnes, queijos, legumes e verduras ou o que a imaginação permitir.