Moradores de Caxias do Sul que não foram vacinados contra a febre amarela devem ficar atentos: a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou nesta semana uma campanha de vacinação contra a doença. A ação foi definida após a confirmação de um caso da doença em um bugio encontrado morto na localidade de Parada Cristal, o que alerta para a possibilidade de circulação da enfermidade no município. O laudo positivo foi expedido em 23 de fevereiro.
— O bugio infectado foi encontrado na divisa entre os territórios de abrangência das UBSs Ana Rech e Eldorado. Por isso, essas unidades foram escolhidas para participarem da campanha, além das UBSs do interior, que são os locais onde se tem mais riscos da doença. A SMS reforça que qualquer pessoa tem direito de ser imunizada, desde que não tenha tomado essa vacina anteriormente. Um safrista que está temporariamente na cidade, por exemplo, pode procurar a UBS mais próxima e se vacinar — explica a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Magda Beatris Teles.
A SMS lembra que todas as UBSs já aplicam a vacina uma vez por semana. Durante a campanha, prevista para ocorrer durante todo o mês de março, haverá ampliação das datas de aplicação em locais definidos pela Vigilância Epidemiológica — veja mais abaixo. Além de Ana Rech e Eldorado, a ampliação de dias de vacinação ocorrerá nas UBSs Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca.
O público-alvo é formado por pessoas de nove meses a 59 anos ainda não vacinadas contra essa doença. Crianças de até quatro anos tomam duas doses do imunizante. Os pais que tiverem dúvidas em relação à imunização de seus filhos, tanto em relação a esse imunizante quanto a outros, podem comparecer a um postinho com a caderneta de vacinação.
A meta da campanha é vacinar 2 mil pessoas, população que, conforme o censo vacinal de 2021, é moradora do interior e não está vacinada contra a doença.
SERVIÇO
:: O quê: campanha de vacinação contra a febre amarela
:: Para quem: pessoas de 9 meses a 59 anos não vacinadas contra a doença
Segundas a sextas-feiras, das 8h às 16h
:: UBS Ana Rech
:: UBS Criúva
:: UBS Eldorado (8h às 19h)
::UBS Fazenda Souza
:: UBS Santa Lúcia do Piaí
:: UBS Vila Oliva
:: UBS Vila Seca
:: UBS Vila Cristina
Sextas-feiras, das 8h às 16h
:: UBS Centro de Saúde
:: UBS Parque Oásis
::UBS São José
Quartas-feiras, das 8h às 16h
:: Demais UBSs