Policiais rodoviários federais que atuaram no resgate dos 207 trabalhadores que estavam em situação semelhante ao escravo, em Bento Gonçalves, participaram de uma reunião com membros da Comissão Representativa Externa da Assembleia Legislativa que aborda o tema desde a sua criação, no dia 15 de março. O encontro ocorreu nesta terça-feira (28) e foi baseado no relato dos agentes sobre o caso, buscando formas de melhorar a fiscalização de situações de trabalho análogo à escravidão.
A reunião faz parte do trabalho iniciado pela Comissão a partir da operação, que ocorreu no dia 22 de fevereiro. Até agora, 22 encontros foram realizados, com a previsão de chegar a 26 até sexta-feira (31). Outras reuniões estão previstas para a próxima semana, segundo informações do gabinete do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), que lidera o grupo.
Toda comissão externa da Assembleia tem validade de 30 dias e deve apresentar um relatório do trabalho feito no fim do prazo. Esta, motivada pelo caso de Bento, tem cinco deputados estaduais envolvidos: Matheus Gomes (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Guilherme Pasin (PP), Carlos Búrigo (MDB) e delegado Zucco (Republicanos).