Estão abertas as inscrições para pessoas com mais de 18 anos interessadas em integrar a equipe que trabalha no posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Caxias do Sul. O serviço é voluntário e demanda uma capacitação oferecida por facilitadores. O Programa de Seleção de Voluntários (PSV) é realizado conforme a demanda de cada unidade e, no município, será de 1º a 24 de junho, sempre aos sábados, das 13h às 17h.
Os encontros serão na sede da unidade, que fica na Rua General Sampaio, 161, ao lado da Igreja dos Capuchinhos, no bairro Rio Branco. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online.
O CVV Caxias do Sul está em atividade desde 2012 e conta, atualmente, com 30 voluntários que se dividem em escalas para integrar o atendimento que cobre todo o Brasil pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail.
O CVV foi fundado em 1962 para atuação em prol da saúde mental com foco na prevenção ao suicídio. Hoje são mais de 3 milhões de atendimentos anuais prestados por cerca de 4 mil voluntários em mais de 120 postos de atendimento. O comunicador José Ademir Theodoro, voluntário em Caxias, afirma que a equipe local já chegou a ter mais de 60 integrantes e que a quantidade atual não dá conta de cobrir as 24 horas por dia de funcionamento do serviço.
— O CVV dá todo o suporte técnico e também emocional para o voluntário. Além da idade mínima, o único requisito é que a pessoa tenha "espírito de voluntário", com persistência e discernimento — afirma o voluntário.
Além do atendimento, voluntários que integram a equipe também podem acessar capacitações para atuar em palestras ou mesmo no treinamento de novos voluntários. A entidade é financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.