Agendamento indisponível. Esta é a mensagem que Silvia Lopes, moradora de Caxias do Sul, lê diariamente no site do Tudo Fácil. Ela tenta há cerca de um mês fazer uma nova carteira de identidade, mas não consegue dar andamento ao processo pela dificuldade em agendar um horário de atendimento no serviço. Silvia é professora e precisa do documento para ingressar em um novo curso na universidade. O RG que ela possui foi confeccionado há mais de 10 anos.
— Eu liguei para o Tudo Fácil e perguntei se não havia a possibilidade de fazer esse agendamento presencialmente, eles me disseram que não, que era somente online mesmo e que se eu não estivesse conseguindo agendar aqui em Caxias era para eu fazer o RG em outra cidade — conta a moradora.
O processo para a solicitação de uma nova carteira de identidade, de acordo com o Tudo Fácil, ocorre da seguinte forma: diariamente, às 8h, o sistema libera para agendamentos de atendimentos presenciais no site do governo do Estado (rs.gov.br/tudofacil). São 80 vagas. Após marcar a data, o usuário se dirige até a unidade no primeiro andar do shopping Bourbon San Pellegrino, no bairro São Pelegrino, e dá andamento ao processo.
Dobro de vagas em abril
De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, o motivo para a dificuldade no agendamento é resultado de uma alta demanda somada à redução nos atendimentos diários, em decorrência do rompimento do contrato da antiga empresa que prestava serviço para o local, no início de dezembro. A causa foi a não regularização do pagamento dos funcionários.
Um novo contrato foi firmado e a nova empresa responsável está em fase de treinamento. O retorno da oferta completa de serviços deve ser no próximo mês, aumentando para 160 o número de atendimentos para carteira de identidade todos os dias. Além disso, serviços que deixaram de ser ofertados desde dezembro de 2022 voltarão a estar disponíveis _ lista completa abaixo.
A agência Tudo Fácil de Caxias do Sul foi aberta em setembro como referência para a demanda dos moradores de 50 municípios da região, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, São Francisco de Paula e Vacaria.
Confira a lista completa dos serviços prestados
DETRAN RS
:: Apresentação de condutor
:: Defesa de autuação, SDD (suspensão do direito de dirigir) e CDD (cassação do direito de dirigir)
:: Recursos de infração, SDD e CDD em 1ª Instância e 2ª Instância
:: Solicitação de cópia _ AIT (Auto de Infração de Trânsito) e requerimentos
:: Orientações e informações dos serviços
:: Reclamações, solicitações e sugestões
:: Outros protocolos: segunda via laudo médico, contestação de provas prática/teórica, revisão de apresentação de condutor, complementação de documentação para Proa (restituição de valores)
EMISSÃO DE CPF
:: Inscrição do CPF
:: Pesquisa e alterações cadastrais do CPF
FGTAS
:: Orientações sobre emissão CTPS Digital
:: Seguro Desemprego
:: Intermediação de Mão de Obra
IGP/ Departamento de Identificação do RS
:: 1ª Via Carteira Identidade
:: 2ª Via Carteira Identidade
INSS
:: Emissão de senha para o "MEU INSS"
IPE PREV
:: Solicitação de renovação de pensão por morte
:: Solicitação de concessão de pensão por morte
:: Solicitação de restabelecimento de pensão por morte
:: Serviços para o servidor afastado (contribuição previdenciária para licenciado, cedido ou em mandato eletivo)
:: Comunicado de óbito
:: Serviços para o pensionista relacionados à folha de pagamento
:: Isenção de imposto de renda para pensionista
:: Certidão de vínculo e/ou habilitação
:: Pecúlio
:: Solicitação de cópia de processos diversos
IPE SAÚDE
:: Habilitação de segurado
:: Habilitação de dependentes (sem processo)
:: Inclusão/Reingresso/Cancelamento de PAC e PAMES
:: Emissão de segunda via de boletos (site)
:: Emissão de segunda via do cartão
OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO
:: Reclamações - rs.gov.br (autoatendimento)
:: Sugestões e elogios - rs.gov.br (autoatendimento)
:: Registro da procura de serviços - rs.gov.br (autoatendimento)
PROCON RS
:: Atendimento ao consumidor (autoatendimento)
:: Formalização de reclamações (através da plataforma caixas.rs.gov.br)
:: Consulta de respostas das reclamações (autoatendimento)
:: Recebimento de denúncias (através da plataforma caixas.rs.gov.br)
RGE
:: Consulta de débitos em aberto
:: Segunda via rápida (boleto para pagamento)
:: Religação
:: Consulta referente ao Incentivo de Redução de Consumo