Um espaço criado para concentrar em um único local os atendimentos para serviços públicos com maior demanda segue sem operar de forma plena em Caxias do Sul. A unidade do Tudo Fácil, instalada no primeiro andar do shopping Bourbon San Pellegrino, no bairro São Pelegrino, teve os atendimentos suspensos no início de dezembro porque a empresa responsável pelo serviço não regularizou o pagamento dos funcionários. Agora, uma nova companhia será contratada para que o espaço volte a operar de forma integral.
Mesmo assim, não há uma definição de quando isso ocorrerá e nem de quando a estrutura retomará os atendimentos à comunidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, a contratação ainda está em processo de análise. Dos mais de 60 tipos de atividades presenciais prestadas, apenas a solicitação e retirada da Carteira de Identidade está sendo feita na unidade.
Desde o início da operação, problemas de pagamentos de funcionários foram registrados na agência, em Caxias do Sul. O Estado contratou uma empresa para terceirizar os serviços, que fica responsável pelo pagamento. Na primeira semana, empregados da agência fizeram uma paralisação parcial pelo atraso de salários e benefícios como o vale-transporte e o vale-refeição.
Depois, em outubro, 14 dos funcionários demitidos reclamavam pelo atraso nos pagamentos a que têm direito. Um deles, João Moares, 34 anos, foi desligado no dia 2 de novembro e afirma que a empresa terceirizada ainda não pagou indenizações e jamais depositou o FGTS dos funcionários. Ele disse que a atividade no Tudo Fácil era um extra na renda e que, agora, busca a garantia dos direitos.
— Não teve 13º (salário), FGTS nunca foi depositado. O sentimento é de revolta, sentimento de 'bah, fui enganado'. Isso não se faz — contou, em entrevista à RBS TV.
De acordo com o governo do Estado, o valor de novembro e o 13º salário foram pagos. Falta, agora, acertar o valor dos salários de dezembro. Enquanto o problema não se resolve e a nova empresa assuma de fato os serviços, quem precisa de atendimento pode solicitar orientações pelo chat do portal do governo do Estado ou pelo telefone 155.
A agência Tudo Fácil de Caxias do Sul foi aberta em setembro como referência para a demanda dos moradores de 50 municípios da região, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, São Francisco de Paula e Vacaria. Antes da suspensão, o atendimento ao público era de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A agência foi criada com a oferta de 60 serviços presenciais, entre eles do DetranRS, FGTAS/Sine, INSS, IPE Saúde, IPE Previdência, Procon e RGE. Além disso, conta com terminais de autoatendimento, que permitem o acesso a mais de 500 serviços digitais pelo portal rs.gov.br.