A Serra amanheceu nesta sexta-feira (27) com temperaturas amenas, mas os termômetros estão em elevação e a máxima deve, novamente, passar dos 30°C ao longo do dia. Segundo a Climatempo, para Caxias do Sul, a máxima prevista é de 33°C, quase atingindo a faixa registrada na quinta-feira (26), quando os termômetros chegaram a 33,6°C, marca mais alta da semana. O dia mais quente do ano continua sendo 1° de janeiro, quando foram registrados 34,4°C.
A chuva do final da tarde de quinta-feira, que resultou em um acúmulo de 19 milímetros, contribuiu para uma noite mais fresca, mas na manhã desta sexta-feira as temperaturas voltaram a subir. Por volta das 10h, os termômetros marcavam 26°C no centro de Caxias do Sul. Com sol forte, muitas pessoas circulavam pela área central com roupas leves e proteções como bonés e chapéus.
Na Praça Dante Alighieri, a água do chafariz virou refresco para os pombos. Para muitas pessoas, a sombra das árvores servia como refúgio do calor do sol. Lourdes Szcepqiq, 63 anos, moradora do bairro Campos da Serra, aproveitou alguns compromissos pelo Centro para comprar alguns legumes no Ponto de Safra que ocupa o trecho da Avenida Júlio de Castilhos, todas as sextas, até as 17h. Ela diz que tem fugido do sol forte:
— Está muito calor, daqui a pouco já estou voltando pra casa.
Assim como ela, outros consumidores evitam fazer a feira durante o horário que costuma ser mais quente, entre 10h30min e 15h. A feirante Suelen Benz, 22, diz que, nesses dias mais quentes, o movimento reduz mesmo.
— No geral, está tranquilo, mas atrapalha um pouco as vendas. O calor também impacta nos nossos produtos: algumas verduras acabam sendo descartadas porque ficam muito murchas — relata.
A venda dos produtos cultivados em Vila Cristina, interior de Caxias, é realizada por ela na companhia da vizinha, Natália Perini, 26, e outros moradores da região. O pequeno Miguel Perini Basso, um ano, também marca presença — e faz sucesso — na banca que, até as 10h, estava protegida do sol sob uma árvore da praça.
— De qualquer forma ainda é mais tranquilo aqui no Centro, porque lá em Vila Cristina costuma ser bem mais quente, sempre sentimos que parece que está uns cinco graus a mais — diz.
Depois do calorão e da chuva isolada nestes últimos dias, que ainda estão previstos pra sábado (28), a tendência é de que o tempo fique mais firme na região entre o domingo (29) e a terça-feira (31), segundo a Climatempo. Isso porque uma nova frente fria que vai passar pela costa gaúcha fará com que a temperatura baixe, oscilando entre 24°C e 30°C nas cidades da Serra.