A campanha de vacinação contra a febre amarela, iniciada após a confirmação de um caso da doença em bugio encontrado morto em Parada Cristal, no final de fevereiro, chega ao fim nesta sexta-feira (31). Mas isso não significa que a vacina não será mais ofertada. Ela só deixará de ser oferecida diariamente.
A partir de segunda-feira (3), as unidades básicas de saúde (UBSs) retomam a rotina habitual, com a aplicação da vacina contra a febre amarela somente uma vez por semana. Até sexta-feira, as UBSs Ana Rech, Eldorado, Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca têm a aplicação durante toda a semana — das 8h às 16h, exceto a Eldorado, que tem horário estendido até as 19h.
A vacina contra a febre amarela é destinada a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade não imunizadas contra a doença.
Saiba mais
Nos ambientes rurais, a febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus, que vive em locais de difícil controle, como tocos de árvores, buracos de pedras e bromélias. Já nas áreas urbanas, quem transmite a febre amarela é o Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue. Por isso, é importante eliminar pontos com água parada para frear a reprodução do mosquito.
Serviço nas UBSs a partir de segunda-feira (3)
- Sextas-feiras, das 8h às 16h: Centro de Saúde e São José.
- Quartas-feiras, das 8h às 19h: Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê.
- Quartas-feiras, das 8h às 16h: demais UBSs (exceto Parque Oásis, que está fechada para reforma).