A volta às aulas em escolas da rede particular de Caxias do Sul é um dos fatores que contribuem para o restabelecimento da normalidade no fluxo de veículos do perímetro urbano de Caxias do Sul nesta segunda-feira (13). Desde o final do ano passado, em período de férias, a movimentação nas ruas centrais ocorria de forma mais reduzida e agora está voltando, gradativamente, ao normal conforme a retomada da rotina dos caxienses.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda o trânsito já era mais carregado em trechos como a Rua Os Dezoito do Forte e La Salle, onde havia movimentação de volta às aulas. O trânsito no entorno das escolas está no radar da prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, busca solucionar dilemas da mobilidade e garantir a segurança dos estudantes, segundo o titular da pasta, Alfonso Willenbring Júnior. Ele deu entrevista nesta segunda ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
Pouco antes das 7h30min, horário de início da aula da manhã, havia bastante lentidão na Rua La Salle, no bairro São Pelegrino, causada pelo alto número de carros que param para deixar estudantes. Especificamente nesta segunda-feira, a situação se encontrava agravada por conta de obras que deixam bloqueado o acesso sentido Centro-bairro pela Rua Visconde de Mauá, tendo os motoristas como alternativa saída apenas a partir do cruzamento com a Avenida Itália.
Em ruas mais movimentadas, como a Os Dezoito do Forte, a faixa de acesso já implantada, além de acessos alternativos disponibilizados pelos próprios colégios, reduzem os impactos de quem trafega pela via no horário de chegada dos estudantes.
No colégio Murialdo, a velocidade na qual os veículos descem a Rua Marquês do Herval, no cruzamento com a Rua Hércules Galló, é motivo de preocupação entre a comunidade escolar e moradores do entorno. A volta às aulas prevista pra semana que vem, segunda-feira (20), deverá ocorrer com mais segurança, segundo o secretário:
— A gente está revitalizando toda sinalização do entorno, não só no Murialdo, mas também em outras diversas escolas. No caso do Murialdo vamos colocar semáforo piscante para que chame atenção das pessoas que trafegam pela via, pra que reduzam a velocidade.
Nesta manhã, o equipamento já encontrava-se instalado no local, mas ainda não operante. Segundo a direção da escola, os horários das 7h, 11h50min, 13h e 17h30min marcam a chegada e saída dos alunos e, pro caso das crianças menores, um corredor voltado para o desembarque, pela Rua Flores da Cunha, assim como a parceria do colégio com um estacionamento terceirizado, para pais que precisem estacionar, deverá contribuir para a fluidez do trânsito no entorno da escola.