A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul está alertando a população para o aumento da circulação de morcegos, comum nessa época do ano. Em comunicado emitido nesta quinta-feira (2), o órgão afirma que os animais são transmissores do vírus da raiva e, embora não existam, no Estado, registros da doença em humanos desde 1980, aproximadamente, é imprescindível manter cuidados.
Segundo a nota, neste início de ano, a Vigilância Ambiental em Saúde capturou 18 morcegos que estavam fora do habitat natural ou em situação anormal (encontrados em ruas, pátios e residências). Os animais são mamíferos que entram em reprodução na primavera, por isso nessa época aumenta a circulação dos que saem em busca de alimentos, no caso, insetos.
Ainda conforme a nota, todos os animais capturados foram encaminhados ao Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, em Eldorado do Sul, que é o laboratório estadual de referência em raiva.
No caso de contato direto com morcegos, a recomendação é para que as pessoas busquem uma unidade básica de saúde (UBS) para tratamento preventivo contra a doença. O risco de transmissão, conforme a secretaria, tanto partindo pelo morcego quanto por outros animais é elevado.
A Vigilância Ambiental deve ser acionada quando aparecerem:
:: Morcegos realizando voos diurnos (o animal saudável tem hábitos noturnos)
:: Morcegos caídos no chão, em sacadas, pátios ou dentro das residências (quartos, banheiros…)
:: Morcegos que tiveram contato com cães ou gatos (caçados por esses animais) ou com humanos
O que fazer quando encontrar um morcego
:: Não toque no morcego
:: Coloque um balde, toalha ou caixa sobre ele, para que o animal não escape até a chegada da equipe da Vigilância
:: Contate a Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone 3901-2503
:: Para orientações gerais, ligue para o Alô Caxias, no número 156