Na reta final do Censo 2022, Caxias do Sul tem mudança no planejamento: a equipe local recebeu reforço de outras cidades e o trabalho será intensificado aos finais de semana e à noite. Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm até 28 de fevereiro para entrevistar as quase 16 mil famílias caxienses que ainda não responderam à pesquisa.
No fim do Censo, é normal que a equipe de recenseadores diminua, até pela redução de trabalho. O coordenador de área que atua na cidade, Clademir Guielcer de For, comenta que muitos conseguem emprego durante o período e precisam deixar o cargo. Em agosto, quando a pesquisa iniciou, Caxias contava com 270 recenseadores - o número chegou a ser de 400. Nesta reta final, são apenas 40. Por isso, servidores de outros municípios que já estão com a pesquisa perto de 100% foram enviados a Caxias para auxiliar nestes últimos dias.
— Estamos recebendo recenseadores de fora, mas, de qualquer forma, assim como os outros, eles vão identificados. A identificação também pode ser consultada pelo site do IBGE. Para quem está recebendo o recenseador, nem sabe da onde ele é. Vai estar da mesma forma uniformizado — observa de For.
Após o fim do levantamento, em fevereiro, uma revisão de dados será feita em março. Assim, servidores do IBGE ainda transitam por Caxias em março.
Nos últimos dias, os servidores intensificaram as visitas aos finais de semana e à noite. Como explica o coordenador de área, os horários são para alcançar as famílias que não estão em casa no horário comercial.
— Por fim, ficamos com os domicílios mais difíceis de encontrar os moradores. São os casos em que nós vamos encontrar moradores no fim do dia, de noite, até umas 20h, ou aos finais de semana. Então, estamos focando em visitar os domicílios nesses horários. É para população não estranhar, porque realmente vamos estar visitando nesse horário — explica de For.
De acordo com o coordenador, 92% dos domicílios de Caxias foram alcançados pelo Censo Demográfico 2022. Para chegar próximo a 100%, os recenseadores também deixam cartas nos endereços em que não conseguem contato com as famílias. Na mensagem está o número de telefone do recenseador e as orientações para que a entrevista seja feita.
— Todos os locais estão recebendo essa carta para não ficar ninguém de fora — avisa o coordenador.
Quem ainda não respondeu ao censo também pode ligar para a agência do IBGE em Caxias e receber as orientações de como realizar a pesquisa. O telefone é o (54) 3223-8989.