Uma prévia do Censo Demográfico 2022 estima a população atual de Caxias do Sul em 503.068 habitantes. Os dados foram repassados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta-feira (28). Ainda segundo o instituto, a população do Rio Grande do Sul é de 11.088.065 habitantes. Pela estimativa, em todo o Brasil, são 207.750.291 habitantes.
De acordo com a última projeção do IBGE, divulgada em 2021, Caxias do Sul teria uma população de 523.716 pessoas. A prévia apresentada pelo IBGE para o município indica um número menor do que o previsto, cerca de 20 mil pessoas a menos, pois o cálculo usado para projetar as populações pode apresentar defasagem em função de não ocorrer Censo desde 2010.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade na quinta-feira (29), o coordenador operacional do Censo no Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Puchalski, explicou que o cálculo da projeção entre os Censos é realizado através de um método chamado AIPI, que faz a contagem da população quando não se realiza análise em campo.
— O maior problema que temos em relação às estimativas é o período muito longo desde o último Censo. O método é projetado para dar conta de períodos de tempo menores. Por isso, está previsto que o Censo ocorra a cada 10 anos, e que nos anos de final 5 haja uma contagem da população, uma espécie de Censo com questionário mais enxuto. Nesse intervalo de cinco anos, o método estatístico estima a população. Infelizmente, não tivemos a contagem da população em 2015 nem o Censo demográfico em 2020. A estimativa está sendo calculada por esse método desde 2011, por isso podem haver distorções no caminho — esclareceu.
Segundo o coordenador estadual, os grandes municípios são os mais atrasados no estado, principalmente Porto Alegre e regiões metropolitana e da Serra. A demora se deve pela dificuldade em conseguir recenseadores. Puchalski explica que em nenhum momento durante a operação do Censo 2022 foi possível trabalhar com os 11 mil funcionários que pretendiam.
Para o coordenador regional do IBGE em Caxias, Clademir de For, este número prévio divulgado ainda pode alterar, já que o trabalho segue ocorrendo durante os dois primeiros meses de 2023.
— É um cálculo, ainda não é um resultado final. É um resultado de população total, é isso que o IBGE está divulgando. Ainda estamos coletando o Censo, e vamos permanecer coletando até o final de fevereiro, em domicílios em que não encontramos pessoas, conversando com esses moradores e preenchendo os formulários — explica.
RS é o segundo mais populoso do Sul
Segundo o IBGE, a divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o TCU. Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada até o dia 25 de dezembro. As informações já estão disponíveis para consulta no site do IBGE.
De acordo com a prévia divulgada, o Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar entre os Estados da região Sul mais populosos. Na primeira posição, aparece o Paraná, com 11.835.379 habitantes, enquanto o último lugar fica com Santa Catarina (7.762.154 habitantes).
Ainda segundo o levantamento, o Rio Grande do Sul é o sexto Estado mais populoso do Brasil, perdendo apenas para São Paulo (46.024.937 habitantes), Minas Gerais (20.732.660 habitantes), Rio de Janeiro (16.615.526 habitantes), Bahia (14.659.023 habitantes) e Paraná (11.835.379 habitantes).