A unidade do Tudo Fácil em Caxias do Sul, que está com atendimentos suspensos desde 3 de dezembro, não tem data para reabrir. A informação é da gerência do serviço na cidade. O Estado chegou a prever a reabertura em 26 de dezembro, o que não ocorreu. Consultada sobre o assunto, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) se limitou a dizer, por meio da assessoria de imprensa, que os pagamentos aos funcionários serão feitos até 3 de janeiro de 2023.
O atraso nos salários, que deveriam ser pagos por uma empresa terceirizada contratada pelo Estado, foi o que motivou a suspensão dos serviços (a unidade manteve apenas a entrega de Carteiras de Identidade). No início do mês, a SPGG disse que a Excelência Serviços não havia regularizado a documentação para receber os pagamentos.
O gerente operacional da Excelência Serviços, Carlos Lopes, afirma que recebeu há cerca de 15 dias o pagamento de setembro, quando a unidade de Caxias abriu. Conforme ele, a Secretaria pediu à empresa e recebeu autorização no início de dezembro para pagar diretamente os funcionários. Ainda segundo ele, a demora na regularização dos documentos ocorre pelo fato "de que a Secretaria tem feito as solicitações a conta-gotas".
Outra reclamação de funcionários demitidos é de que os direitos legais referentes à rescisão não foram pagos dentro do prazo. Lopes afirma que a situação foi solucionada para a maior parte dos demitidos em setembro e outubro. Porém, ele admite que casos mais recentes ainda podem estar pendentes e atribui isso à falta de recursos. O cálculo dele é que há cerca de R$ 700 mil a receber do Estado. Lopes diz que o caso foi levado à Justiça.
O que é o Tudo Fácil?
A agência Tudo Fácil de Caxias do Sul foi aberta em setembro como referência para a demanda dos moradores de 50 municípios da região, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, São Francisco de Paula e Vacaria. Antes da suspensão, o atendimento ao público era de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A agência foi criada com a oferta de 60 serviços presenciais, entre eles do DetranRS, FGTAS/Sine, INSS, IPE Saúde, IPE Previdência, Procon e RGE. Além disso, conta com terminais de autoatendimento, que permitem o acesso a mais de 500 serviços digitais pelo portal rs.gov.br.