As escolas da rede estadual de Caxias do Sul recebem os alunos nesta quinta-feira (23), que marca o primeiro dia do ano letivo 2023. A volta às aulas ocorre ao longo dos três turnos, nas 56 escolas da rede, que têm aproximadamente 19,5 mil estudantes matriculados. Pelo menos 55 delas integram o programa Agiliza, do governo do Estado, que pretende destinar recursos para melhorias estruturais.
Em uma primeira etapa, ainda sem data, seis escolas da cidade estão classificadas como "urgentes" para o recebimento de recursos , entre elas, a Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul (EETCS) onde, somente no turno da manhã, mais de 500 estudantes voltaram às aulas, sendo 379 do Ensino Médio e 160 dos cursos técnicos.
De maio a outubro de 2022, um dos blocos do educandário que abriga quatro salas de aula chegou a ficar interditado depois do deslocamento de uma das vigas de sustentação. O prédio foi liberado após obras provisórias financiadas pela própria escola, por meio do Conselho de Pais e Mestres (CPM), com autorização da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop).
Durante a interdição, a biblioteca, o auditório e um laboratório que vinha sendo utilizado como depósito foram utilizados como sala de aula. Além do prédio, foi retomada agora a circulação por passarela coberta, que também ficou interditada. A estrutura toda está provisoriamente sustentada por escoras alugadas, que também despendem um valor mensal arcado pela comunidade escolar. A diretoria informa que, até o momento, nenhum repasse à EETCS foi oficializado.
Dia de retomada
Nesta quinta-feira, a movimentação começou cedo na escola estadual, ainda antes das 7h, que é o horário de início das aulas. A diretora do EETCS, Salete Dutra, deu as boas-vindas aos estudantes no pátio do educandário e orientou as turmas.
— Os alunos ficam nervosos no primeiro dia, mas gostam da escola no primeiro momento e dificilmente saem da escola — relatou a diretora em entrevista ao vivo para o Gaúcha Hoje, na Gaúcha Serra.
OUÇA MAIS:
Por receber estudantes de diferentes regiões da cidade, no primeiro dia de aula, a escola promove um tour para que as turmas de 1º ano conheçam as dependências e também os professores.
— Eu estudava no José Protásio e agora é uma escola nova, uma experiência nova, bem legal — declarou Eduardo de Andrade Pereira, 15 anos.
Morador do bairro Serrano, ele compareceu ao primeiro dia acompanhado pelos pais, Ronaldo Pereira, 56, e Dalva Bonatto, 52.
— A expectativa é bem grande porque é uma escola nova, ele nunca saiu do bairro, espero que ele se dê bem aqui, é bastante coisa nova — disse a mãe do estudante, pouco antes de se despedir para que ele seguisse com a nova turma pelos corredores.
Na rede municipal de ensino de Caxias do Sul as aulas foram retomadas ainda na sexta-feira (17), sem feriadão de Carnaval. São 45 mil estudantes matriculados nas 132 escolas da rede.