Será realizada no próximo domingo (12) a 14ª Festa Municipal da Uva de Campestre da Serra. O evento contará com programação cultural, focada na tradição italiana, durante todo o dia. De acordo com Renata Rech, uma das organizadoras do evento, são esperadas cerca de 2 a 3 mil pessoas.
Tradicionalmente, a festa ocorre a cada dois anos mas, em função da pandemia de covid-19, ficou quatro anos sem ocorrer. Desta forma, a expectativa é de que seja o maior público de todas as edições.
— Nossa festa retrata a cultura típica italiana. Em Campestre da Serra, a produção de uva e vinho é muito forte. Quem vier participar da festa vai poder aproveitar as atrações culturais, como o coral municipal cantando musicas italianas e participando junto da missa —diz Renata.
Além disso, a festa vai contar com a participação do influencer Pedro Pastore, de Antônio Prado, que retrata a vida de colono em suas redes sociais. Junto da apresentação do influencer, uma gincana colonial está prevista, com atividades típicas italianas, como crochê no pano, debulhar o milho, serrar a lenha com serrote, entre outras.
Às 15h, acontece a tradicional Merenda. Uma tradição da época da colheita da uva, em que os agricultores recebem uma cesta com suco, grostoli e bolachas durante a colheita embaixo dos parreirais.
Confira a programação:
:: 8h30min - Recepção e organização da Feira de Máquinas e equipamentos para vitivinicultura
:: 9h- Solenidade de abertura oficial
:: 10h30min - Missa solene na igreja de pedra, celebrada pelo pároco Nilson Mezzomo e a participação da Associação Coral de Campestre da Serra
:: 12h – Almoço no salão comunitário
:: 13h30min - Gincana Cultural Colonial
:: 14h – Cerimônia de homenagem aos descendentes italianos, com participação especial da Associação Coral de Campestre da Serra
:: 15h – Merenda
:: 15h - Show Grupo Manotaço
:: 17h -Show com a Banda Alma Nova