A situação do abastecimento de água em Nova Pádua piorou nos últimos dias. Os baixos níveis dos poços artesianos no município já preocupavam a prefeitura na semana passada. Agora, um decreto emitido pela administração municipal ampliou o racionamento de água à população. Até esta quinta-feira (26), eram feitos cortes em alguns dias da semana e por algumas horas durante a madrugada, quando o nível dos reservatórios estavam muito baixos. A partir desta quinta e durante os próximos 10 dias, o fornecimento será interrompido diariamente das 21h às 7h.
O decreto dispõe ainda que a água potável deve ser utilizada apenas para abastecimento e para manutenção da sobrevivência dos animais. Até o dia 4 de fevereiro, fica proibido lavar veículos, irrigar grama, jardins e hortas, trocar água de piscinas e lavar calçadas e telhados. Quem desobedecer o decreto deve ser notificado pela prefeitura e, em caso de reincidência, punido.
De acordo com Pedro Quintanilha, Secretário de Administração e coordenador municipal da Defesa Civil, a Sociedade de Abastecimento de Água de Nova Pádua possui quatro reservatórios de 50 mil litros cada, mas em função da falta de chuvas na região, os reservatórios não chegam ao nível máximo. A maior preocupação segue sendo a área urbana da cidade, que é abastecida pelos reservatórios da Sociedade de Abastecimento de Água. Esses reservatórios têm alcançado menos de 60% da capacidade. No interior, a situação não preocupa.