O fiscal de trânsito de Caxias do Sul que aparece bebendo em uma lata durante expediente, em vídeo que viralizou nas redes sociais, declarou que estava tomando refrigerante naquele dia e não cerveja, como sugerem as imagens. A gravação foi feita na Rua Borges de Medeiros, no cruzamento com a Avenida Júlio de Castilhos. Por meio de nota, a prefeitura de Caxias, inclusive, voltou atrás e disse não ter aberto sindicância do caso — ao contrário do que a assessoria afirmou na sexta-feira (30). Hoje, o homem que aparece nas gravações não é mais servidor, uma vez que se aposentou no final de 2022, conforme a administração pública.
Por meio de nota da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), a assessoria informou que a sindicância não foi aberta porque “não se pôde identificar nenhum denunciante”. A mesma nota afirma que o “servidor envolvido declarou que ingeriu refrigerante no dia, não sendo possível a comprovação do teor da bebida”.
No vídeo, que circula principalmente em aplicativos de conversa, o então fiscal de trânsito aparece bebendo em uma lata e a escondendo no canteiro, de onde a pega. Imagem que circula junto da gravação mostra que a lata aparenta ter as cores de uma popular marca de cerveja do Rio Grande do Sul.
A assessoria da prefeitura também esclarece outra informação. Anteriormente, ela informou que o vídeo seria da metade do ano, quando a rua foi trancada para uma troca de transformador de energia. Agora, é afirmado que a gravação é do feriado de 20 de setembro, durante o Desfile Farroupilha.
Confira a nota da Prefeitura na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que, em resposta ao vídeo que circula nas redes sociais, não houve abertura de sindicância, uma vez que não se pôde identificar nenhum denunciante. Ademais, o servidor envolvido declarou que ingeriu refrigerante no dia, não sendo possível a comprovação do teor da bebida. Cabe explicar à população que, durante o período de trabalho, os fiscais de trânsito podem ingerir água ou refrigerante, pois permanecem fora da Secretaria por várias horas seguidas, muitas vezes sem proteção contra as intempéries do sol.
A SMTTM adianta também que o servidor que aparece no vídeo não trabalha mais na Prefeitura, eis que se aposentou ao final do ano de 2022."