Mesmo com a proibição de tomar banho, pescar ou caçar nas represas, 808 pessoas já foram abordadas nos lagos da bacias de captação ou nas barragens de Caxias do Sul desde o início da 16ª Operação Verão Seguro, em 6 de dezembro do ano passado. Na primeira semana do ano, entre os dias 2 e 9, a Guarda Municipal (GM) registrou 430 abordagens; 300 foram feitas apenas no último sábado (7).
Os locais mais frequentados pelos banhistas são as represas do Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, e a Maestra, no Santa Fé. No Dal Bó, o gradil foi quebrado para acessar a represa e, segundo a Guarda Municipal, vândalos colocaram pedras e pregos na entrada da barragem para dificultar o acesso das viaturas que realizam as rondas no local.
A proibição prevista em lei não se refere apenas a nadar, pescar e caçar nas represas: até mesmo estar no local é proibido. Mas as famílias ignoram as placas e frequenta os espaços, especialmente aos finais de semana. Mais de 90% dos flagrantes são de pessoas dentro da água.
As denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal pelo telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae no 115.
Operação Verão Seguro
A ação é promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em parceria com a Guarda Municipal (GM), 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e Batalhão de Polícia Ambiental (Patram).