Placas para indicar a limitação da passagem de caminhões acima de três eixos na alça de acesso da RS-122 com a Rota do Sol, em Caxias do Sul, foram instaladas nesta segunda-feira (5). A medida temporária tem o objetivo de garantir a avaliação das condições de trafegabilidade para implantar ações de melhoria no trecho, além de orientar os motoristas de caminhões pesados sobre a condução no segmento de 668 metros.
A colocação das placas foi feita pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o ponto da rodovia, e que não divulgou por quanto tempo a restrição valerá. A empresa também diz que vai reforçar a sinalização horizontal na interseção da alça com a RSC-453, trecho em que foi verificado um represamento de veículos em horários de pico. Isso foi verificado em avaliações técnicas realizadas pela gerência de engenharia desde o último dia 28, quando o trânsito foi liberado no local.
Logo após a liberação para o tráfego, a alça passou a ser alvo de reclamação de motoristas e representantes de empresas nas proximidades pela dificuldade na circulação de caminhões. No dia 1º de dezembro, a limitação à passagem dos caminhões pesados foi determinada pela EGR.
Nesta terça-feira (6), a EGR disse, em nota, que a alça de acesso foi projetada em área limitada entre as instalações das empresas locais e um ponto onde há uma vertente de água preservada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), tendo estes pontos limitado o traçado da obra.
A EGR também diz que continuará monitorando o trânsito de veículos e realizando as adaptações necessárias para que o fluxo seja ajustado sem causar transtornos aos usuários.