Menos de uma semana após a liberação para o tráfego, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) decidiu suspender provisoriamente a passagem de caminhões acima de três eixos na alça ligando a RS-122 e o trecho urbano da Rota do Sol, em Caxias. A decisão ocorreu após uma visita técnica realizada na tarde de quinta-feira (1º) para avaliar o novo trajeto, entregue na última segunda-feira (28).
Desde a liberação, a alça é alvo de reclamação de motoristas e representantes de empresas nas proximidades pela dificuldade na circulação de caminhões. O trecho de 668 metros conta com um aclive e também uma curva, obstáculos que veículos pesados têm encontrado dificuldade de vencer.
Por volta das 7h30min desta sexta-feira (2), a reportagem flagrou o condutor de um bitrem carregado com bobinas em apuros para completar alça. Mesmo trafegando em baixa velocidade, o veículo parou no meio do caminho e, em uma tentativa de arrancada, os pneus chegaram a patinar. O motorista conseguiu seguir viagem somente após dar ré por alguns metros e manobrar. Durante cerca de cinco minutos o fluxo ficou interrompido devido à situação, com outros veículos pesados esperando a liberação. Na noite de quinta-feira, a alça já havia sido fechada por pane em um caminhão.
De acordo com nota divulgada pela EGR, a equipe técnica da empresa vai avaliar as condições de trafegabilidade na alça, especialmente na junção com a Rota do Sol. Neste ponto, os técnicos observaram um gargalo que acarreta em um represamento do fluxo. Ainda de acordo com a empresa "a alça de acesso foi projetada em área limitada entre as instalações das empresas locais e um ponto onde há uma vertente de água preservada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), tendo estes pontos limitado o traçado da obra".
Nos próximos dias, o trecho vai ganhar placas indicando a restrição para os caminhões mais pesados. A EGR diz ainda que o fluxo continuará a ser monitorado por técnicos da empresa e novas adaptações que se mostrarem necessárias serão realizadas para adaptar o trajeto e eliminar os transtornos.