Vinte e três unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul abriram neste sábado (3) para a primeira etapa do mutirão de vacinação de crianças contra a meningite. A medida é uma tentativa de conter o surto da doença no município, com seis casos registrados nas últimas quatro semanas. E o chamado das autoridades de saúde foi atendido pelos pais, que movimentaram as UBSs no fim da manhã.
A vacinação teve início às 10h e seguiu até as 14h. Na UBS São Caetano, ainda antes da abertura já havia cerca de 30 pessoas na fila. Por volta do meio-dia, 41 doses já haviam sido aplicadas e nove crianças aguardavam por atendimento. Conforme a equipe da unidade, os últimos dias também foram de grande procura.
Situação semelhante ocorreu na UBS Cinquentenário. Por volta das 11h, cerca de 23 pessoas formavam fila aguardando a aplicação das doses e com frequência pais e filhos iam deixando a unidade enquanto outros chegavam.
— Tem que proteger esse pequeno, vacina é essencial — afirmou o advogado Fabiano Bolzzoni, 43 anos, que aguardava para vacinar o filho, Henrique, quatro.
Além da vacina contra a meningite, os pais também poderiam colocar em dia as doses de outros imunizantes para as crianças que estivessem em atraso, o que não era o caso de Henrique.
Já na UBS Desvio Rizzo, o movimento era tranquilo por volta das 11h30min. Isso não significa, porém, que a procura foi baixa. Segundo a equipe da unidade, a procura foi intensa até aquele horário e pais com crianças ainda chegavam de forma constante, sem enfrentar filas. Três salas de vacinação foram abertas para dar ritmo à aplicação das doses.
Pietro Lopes Pereira, três, estava tranquilo após receber o imunizante. Ao contrário de outras crianças, não chorou com a picada no braço, segundo a mãe, a auxiliar financeira Nayla Caroline Lopes, 25. Ela aproveitou a folga do sábado para garantir a dose do filho.
— Na sexta-feira não tinha como porque tinha que trabalhar — afirmou.
Mutirão segue no próximo final de semana
A vacinação é voltada para crianças de três meses a cinco anos. O imunizante aplicado é o ACWY, para meningites e infecções generalizadas. Todas as crianças da faixa etária indicada devem tomar a vacina da campanha, independentemente de já terem tomado na rede particular.
Para fazer a vacina é necessário apresentar Cartão SUS de Caxias do Sul e a caderneta de vacinação. Não há previsão de inclusão de outras faixas etárias na campanha.
No próximo sábado (10) ocorre a segunda etapa do mutirão, com a abertura das 25 UBSs que não funcionaram neste fim de semana. As doses também são aplicadas de segunda a sexta em todas as UBSs do município.
Quem deve comparecer às UBSs?
Crianças de três meses a cinco anos (até cinco anos, 11 meses e 29 dias). A campanha é exclusiva para residentes no município. O objetivo da oferta de doses é evitar casos de meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. Esse tipo de meningite pode levar à morte ou deixar sequelas motoras ou cognitivas, além de causar cegueira ou perda da audição.
Próxima etapa
Sábado 10/12
- Onde: UBSs Ana Rech, Bela Vista, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cristo Redentor, Cristo Operário, Criúva, Cruzeiro, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fátima Baixa, Fazenda Souza, Madureira, Sagrada Família, Santa Lúcia Cohab, Santa Lúcia do Piaí, São Ciro, São Vicente, Século XX, Serrano, Tijuca, Vila Oliva, Vila Seca.
- Horário: das 10h às 14h.
De segunda a sexta-feira
Onde: todas as UBSs