Um motorista, 32 anos, que não teve o nome divulgado, sobreviveu após a van que conduzia despencar de uma ribanceira com cerca de 80 metros de altura na tarde desta quinta-feira (15), no interior do município de São Marcos. Este acidente foi atendido pelos bombeiros de São Marcos, por volta das 17h, na Linha Santo Henrique, no interior do município.
Aos bombeiros, o motorista relatou que perdeu o controle do veículo após um dos pneus dianteiros estourar. Ele trafegava rumo à área urbana de São Marcos e, conforme relato, a van acabou sendo puxada para o lado esquerdo da via.
O trecho não conta com proteção junto ao acostamento da estrada, como guard rail, e o veículo acabou despencando do barranco que fica na margem.
A equipe de resgate foi deslocada após ser acionada por um familiar do motorista, primeira pessoa para quem ele telefonou logo após o acidente. Sozinho ele conseguiu sair do veículo, mas permaneceu em local com vegetação e de difícil acesso, sendo resgatado com auxílio de cordas.
Ainda conforme os bombeiros que atenderam à ocorrência, o condutor sofreu escoriações e foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Beneficente São João Bosco, onde ainda permanecia em observação no início da manhã desta sexta-feira (16).
Prefeitura projeta novo traçado
A estrada municipal na qual o acidente foi registrado é uma via frequentemente utilizada por motoristas no deslocamento entre Antônio Prado, pela RS-122, e São Marcos. Há cerca de dois anos, um caminhão da coleta de lixo de São Marcos também caiu quando trafegava pela estrada. Os riscos da via, que acompanha a margem de um barranco e não apresenta boas condições de trafegabilidade, levaram a um projeto de novo traçado anunciado em julho pelo prefeito Evandro Kuwer (MDB).
A abertura e pavimentação do novo traçado na Estrada Municipal nº541 ainda está em fase de licitação e tem previsão para ser inciada em 2023. A ideia da estrada alternativa é proporcionar uma via mais segura, plana e rápida. Pelo novo traçado, o caminho de São Marcos para a RS-122 diminuirá cerca de dois quilômetros.