A partir de 1º de janeiro as operadoras estarão liberadas para utilizar a frequência da tecnologia de quinta geração para redes móveis na Serra gaúcha, o 5G. A novidade faz com que seja necessário substituir antenas parabólicas via satélite que utilizam da onda 3,5 GHz, a mesma que é usada para funcionamento do 5G.
De acordo com a Entidade Administradora da Faixa (EAF), a antena digital irá operar em uma banda diferente e com mais qualidade de som e imagem. Famílias inscritas em programas sociais do governo federal têm direito ao novo kit e instalação gratuitos.
Em Caxias do Sul são 13,5 mil famílias aptas a receber. Outras cidades da Serra também estão contempladas, como Farroupilha, onde serão distribuídos 1,9 mil kits. Flores da Cunha receberá 821 e, São Marcos, 625.
Criada por determinação da Anatel e responsável pela distribuição dos kits, a EAF Siga Antenado já levou a política pública para 27 capitais brasileiras e em 26 cidades com mais de 500 mil habitantes. A campanha de atualização e implantação da parabólica digital segue até maio de 2023.
— Nosso principal foco são os usuários das parabólicas tradicionais. A partir da chegada do 5G nas cidades, pode haver interferência e todas as pessoas precisam se organizar para trocar seus aparelhos antes disso acontecer — explicou Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Siga Antenado.
O kit é formado por uma nova parabólica digital, receptor H265, controle remoto e cabos para conexão. Pessoas inscritas em programas sociais devem preencher o formulário pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo fone 0800.729.2404 e agendar a visita do técnico.