Os bombeiros combatem um incêndio em uma edificação comercial de Caxias do Sul nesta segunda-feira (19). As chamas foram registradas na Vitamed, uma indústria farmacêutica no bairro Salgado Filho. Conforme a corporação, o local chegou a ter risco de grandes explosões, mas desde às 17h, a situação já estava controlada. Durante o trabalho, houve uma pequena explosão no estoque de álcool, mas não havia bombeiros no prédio e não houve interferência no trabalho das equipes. Até as 21h30min, os bombeiros seguiam no local. Não houve relatos de feridos.
Dois caminhões dos bombeiros e um caminhão-pipa do Samae participaram do combate ao fogo. Mais de 10 mil litros de água haviam sido utilizados. Os bombeiros se revezaram em duplas para combater as chamas em razão da quantidade de fumaça.
— O calor está provocando as rachaduras, por isso o risco de desabamento. Ainda não conseguimos chegar no foco (das chamas), justamente por esta dificuldade de acesso com a fumaça. A fumaça é preta porque, segundo o que os proprietários passaram para nossa equipe, o forro entre o primeiro e o segundo andar é de PVC — relatou o capitão Patrick Silva durante à tarde. Ele também informou que a fumaça não é considerada tóxica.
A Vitamed fica na Rua Flávio Francisco Belini, ao lado da Escola Estadual Professor Silvio Stallivieri, que está em recesso escolar e não foi atingida. Conforme representantes da empresa, uma estufa de medicamentos explodiu, o que iniciou as chamas. Esta estufa é de secagem da matéria-prima. Próximo ao local, havia papeis e plásticos utilizados em embalagens, o que facilitou para o fogo se alastrar. A empresa divulgou que todos os funcionários saíram do prédio.